Justiça dá 48h para Ministério da Saúde atualizar vacinação de noiva que pode perder lua de mel

Casal está junto há dois anos — Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Após decisão da Justiça, o Ministério da Saúde terá 48 horas, a partir do momento que for notificado, para atualizar no Conecte SUS os dados constando as duas doses aplicadas da vacina contra a Covid-19 e emitir o Certificado Nacional de Vacinação em língua inglesa da arquiteta de soluções de TI Natália Martins Figueira, de 37 anos.

Ela, que é de Belo Horizonte, está com viagem de lua de mel marcada para a Tailândia, mas o passeio com o noivo ainda está incerto devido a um erro na plataforma. O casal tomou conhecimento do resultado da decisão nesta quinta-feira (10).

Natália tomou as duas doses da vacina contra Covid-19, mas a segunda não consta no Conecte SUS, o que a impede de mandar a documentação exigida ao país de destino.

Sem conseguir nenhuma solução há mais de um mês, ela entrou na Justiça com um pedido de tutela de urgência para tentar garantir a lua de mel na data marcada. O pedido foi deferido. Veja um trecho da decisão publicada nesta quinta:

“Dessa forma, estando presentes os requisitos autorizadores da medida emergencial, DEFIRO A TUTELA DE URGÊNCIA para determinar que a União, por meio do Ministério da Saúde, atualize os dados da autora no sistema nacional de vacinação (Conecte SUS), constando as duas doses aplicadas contra a COVID-19, bem como emitir o Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19, em língua inglesa, no prazo de 48 (quarenta e oito horas)”.

 

Após tomar conhecimento, o casal ficou mais aliviado e, após a inserção das informações, pretende “acabar de fechar as diárias do hotel e olhar os passeios”.

“Já estávamos pensando em um plano B, ficar por aqui mesmo depois do casamento. Essa decisão trouxe um alívio. A gente está anestesiado e só quando os dados aparecerem mesmo vamos ficar mais tranquilos. Já consultei o Conecte SUS hoje mais de cinco vezes”, contou a noiva.

O caso

 

Após tomar a primeira dose no dia 29 de julho do ano passado, Natália e o noivo foram até o Centro de Saúde Menino Jesus, na capital mineira, no dia 20 de outubro, onde receberam o imunizante pela segunda vez.

Os dados dela chegaram a ser inseridos no Sistema Conecte SUS.

No entanto, em dezembro, ela percebeu que a informação da 2ª dose havia desaparecido.

“Imaginei que fosse em virtude do ataque hacker, mas os dias passaram e as informações não voltaram. Entrei em contato pelos números de telefones disponibilizados, no ‘Fale Conosco’, na Ouvidoria do Ministério da Saúde e nada foi resolvido. Falaram que eu teria que procurar o posto que fui vacinada. Liguei, fui lá pessoalmente e nada”, explicou Natália na última semana.

 

A cerimônia do casal acontece no dia 4 de março e a viagem está marcada para o dia 8 do mesmo mês. No entanto, ao menos sete dias úteis antes da viagem, é necessário enviar o Certificado Nacional de Vacinação, uma vez que, segundo ela, o país de destino exige a comprovação de vacinação em inglês, com QR Code e código de verificação válidos.

A previsão dos noivos é viajar por 20 dias. Já foram gastos mais de R$ 10 mil com o passeio.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário