Família faz alerta e relato viraliza após contato com espécie rara em Milagres

Uma pessoa passou mal e precisou ser socorrida às pressas após ter contato com uma caravela-portuguesa, no litoral norte alagoano. O relato do acidente, ocorrido na Praia do Marceneiro, em São Miguel dos Milagres, circula nas redes sociais e serviu como alerta para quem costuma frequentar o local.

Segundo as informações que constam no relato de familiares da vítima, que terá a identidade preservada, ela teria sido ‘atingida’ por uma caravela-portuguesa, seres fisicamente semelhantes às águas-vivas, mas que podem causar graves danos à saúde humana.

Na ocasião, o homem estaria no mar de Milagres quando a caravela portuguesa ‘se enrolou’ em um de seus braços. Imediatamente, ele utilizou a outra mão para retirar a criatura, mas logo começou a passar mal, com fortes dores e tontura.

Em um curto intervalo de tempo, segundo os relatos, os sintomas evoluíram para falta de ar, dor no peito, formigamento, taquicardia, calafrios, náuseas, entre outros. Diante do pânico, familiares levaram a vítima para o posto de saúde do município, onde recebeu atendimento médico. A pressão sanguínea foi medida e constava 24/19, muito acima dos padrões ‘normais’.

No diagnóstico consta que o homem apresentou uma reação severa por envenenamento, devido ao contato com a caravela portuguesa. O alerta foi divulgado, segundo familiares da vítima, para alertar o maior número de pessoas e evitar novos episódios desse tipo.

“Jamais imaginaríamos que uma caravela tão pequena poderia causar tudo isso, além de uma queimadura local. Imagina em uma criança? Em um bebê? Em uma grávida? E por isso resolvemos compartilhar aqui, para que o máximo de pessoas fique ciente do perigo, não seja surpreendido como fomos e aja de forma rápida caso algo similar aconteça”, escreveu a filha da vítima.

Reprodução/Praia Grande Mil Grau

Caravela-Portuguesa

A caravela portuguesa, ou Physalia Physalis, são organismos pluricelulares que vivem em ambientes aquáticos, principalmente, o marinho. Ou seja, não são terrestres e morrem fora da água. De tons meio azulados, róseos e até arroxeados, as caravelas-portuguesas encantam, especialmente as crianças. Os pequenos, aliás, são suas principais vítimas. E o contato na região torácica de crianças ou de doentes cardíacos com as toxinas das caravelas-portuguesas pode causar arritmia cardíaca. E, bem mais grave, parada cardiorrespiratória, que pode levar à morte.

O Alagoas 24 Horas entrou em contato com especialistas para obter mais informações sobre a espécie e se é comum o aparecimento dela no litoral nordestino.

Veja Mais

Deixe um comentário