O Conselho do Centro Universitário Cesmac recomendou, na manhã desta quarta-feira, 16, o desligamento da estudante de Medicina que ironizou a morte de uma paciente durante o estágio na Unidade Mista Doutor José Carlos de Gusmão, na cidade de Marechal Deodoro, região metropolitana de Maceió. A recomendação deverá ser enviada à reitoria da instituição de ensino para análise.
A estudante do 9º período de Medicina segue afastada das atividades acadêmicas pela coordenação do curso bem como do estágio. Uma comissão de sindicância foi criada para avaliar o caso. Agora, o próximo passo do processo administrativo é avaliar a conduta da estudante e ouvi-la. O desligamento da acadêmica será de responsabilidade do reitor do Cesmac. O resultado da Comissão de Sindicância será divulgado no próximo mês.
No início deste mês, a estudante de Medicina usou as redes sociais para se queixar do fato de uma paciente com sintomas de infarto do miocardio ter ‘atrapalhado’ seu sono durante o estágio na unidade de saúde. “Faltando 10 minutos para minha hora de dormir, chega uma mulher infartando e com edema agudo de pulmão e agora já passou 1:30 da minha hora de dormir. Tô p…”, diz a estudante no post, mostrando o prontuário médico.
Na sequência, a jovem publicou no Instagram uma fotografia em que aparece sorrindo e fazendo um gesto de positivo com seguinte legenda: : “A mulher morreu e eu não dormi”.
Após tomar conhecimento da situação, a Prefeitura de Marechal Deodoro lamentou o ocorrido e informou o desligamento da acadêmica dos quadros de estagiários do município. O Cesmac abriu um processo administrativo e suspendeu por seis meses a estudante. Já o Cremal abriu procedimento para apurar se houve negligência durante o estágio da estudante.
Faculdade suspende por seis meses estudante que ironizou morte de paciente nas redes sociais