Por reajuste salarial, trabalhadores portuários bloqueiam acesso ao Porto de Maceió

Trabalhadores bloquearam, na manhã desta quinta-feira (17), a entrada de caminhões ao Porto de Maceió. O motivo da manifestação é o ajuste salarial da categoria que não está sendo cumprido desde 2020.

Os caminhões que teriam acesso ao local precisaram ficar estacionados do lado de fora do porto. Os membros do Sindicato dos Portuários de Alagoas (Sindport) informaram que o protesto teve como objetivo cobrar uma solução definitiva sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

O Sindport alega ainda que estão negociando há cerca de 10 meses.

Em nota, a Administração do Porto de Maceió afirmou que o acordo já foi assinado e aprovado no conselho da companhia e está aguardando a validação do Ministério da Economia.

“A Administração do Porto de Maceió informa que o acordo coletivo dos trabalhadores já foi assinado e aprovado no conselho da companhia, aguardando apenas a homologação no Ministério da Economia.

Inclusive, dentro das cláusulas existentes consta a garantia do pagamento retroativo dos meses em que foi necessário aguardar pela homologação. Ou seja, tudo que estava ao nosso alcance já foi feito.

O direito pela luta sindical é legítimo, no entanto, não podemos concordar com o fechamento do Porto de Maceió, prejudicando outros serviços e outras categorias, além do cerceamento do direito de ir e vir”, relatou a nota.

Decisão da Justiça

A juíza do Trabalho, Thais Costa Gondim, determinou que a entrada do Porto de Maceió seja liberada imediatamente sob pena de multa ao Sindicato de R$10 mil a R$50 mil.  A Justiça também determinou que os trabalhadores se abstenha de impedir o regular funcionamento das empresas que funcionam dentro do Porto de Maceió.

Veja Mais

Deixe um comentário