Temporal: Defesa Civil é acionada após desabamentos; Previsão é de mais chuva

Matheus Alves/Ascom Semscs

Desabamentos são registrados no Conjunto José a Silva Peixoto, no Jacintinho. Foto: Matheus Alves/Ascom Semscs

A chuva que caiu em Maceió, na noite deste domingo (20), assustou os maceioenses e trouxe prejuízos para quem moram em áreas de risco. A Defesa Civil Municipal, até agora, foi acionado para três ocorrências: desabamento de residências,  queda de um muro e alagamento.

Segundo a Defesa Civil, com o desabamento de duas casas no conjunto José da Silva Peixoto, no Jacintinho, quatro residências ficaram comprometidas. Nesta segunda-feira (21), técnicos do órgão estiveram no local e, juntamente com a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), fizeram a demolição da estrutura.

A equipes também ajudaram as famílias a retirarem os materiais que ainda estavam no interior das casas, como sofá, televisão, armários, geladeiras. As famílias foram acolhidas pela Diretoria Social da Defesa Civil, que as encaminhou para o Centro de Atendimento Socioassistencial (CASA) e para a Secretaria Adjunta de Habitação de Maceió.

Também foram registradas a queda de um muro no Jacintinho e o alagamento da Avenida Geraldo Melo, no Farol. Porém, imagens que circulam nas redes sociais mostram que houve alagamentos em outros pontos da cidade, como nas principais avenidas de bairros como Ponta Verde, Jatiúca, Mangabeiras e Centro.

Dados da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) mostram que há previsão de chuva para os próximos dias na capital, mas em um volume muito menor, com a possibilidade de chuva intercalando com períodos de tempo seco nas primeiras horas do dia e durante a noite.

Ainda segundo a Semarh, a capital alagoana registrou 38,2mm de chuvas, mais da metade do que era esperado para todo o mês de fevereiro, uma média de 60mm.

O coordenador da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho, explicou a formação deste volume de água em Maceió. “A chuva que ocorreu no último domingo na região metropolitana de Maceió é uma típica chuva de verão, que acontece devido ao forte calor e a umidade próxima à costa de Alagoas. Esses fatores foram determinantes para o grande volume de chuvas em um curto espaço de tempo, associado a raios e rajadas de vento”, explicou.

A Prefeitura informou que foram intensificados os serviços de limpeza, poda de árvore em áreas de risco, recolhimento de resíduos e desassoreamento de canais em pontos críticos da cidade mapeados pelo órgão. Essas ações são combativas e preventivas, prevenindo transtornos e acidentes durante o período chuvoso.

Além disso, foram registradas quedas de energia e semáforos intermitentes em decorrência da chuva. A Equatorial Alagoas orientou que clientes de áreas inundadas, desliguem o disjuntor geral do imóvel, para que a água não atinja as tomadas.

Como acionar serviços essenciais:

Defesa Civil de Maceió: 199

Corpo de Bombeiros: 193

Equatorial: (82) 2126-9200 ou 0800 082 0196

SMTT: (82) 3312-5340

Sudes: atende por meio da Central de Monitoramento pelo 0800 082 2600 ou pelo WhatsApp (82) 98802-4834.

Veja Mais

Deixe um comentário