Banda Casa da Mata anuncia nome do próximo álbum em dia simbólico

Neste segundo dia da semana de pré-Carnaval, a banda de Rock arapiraquense CASA DA MATA (_@casadamata_) decidiu anunciar o nome do seu novo disco que será lançado ainda este ano.

Eles aproveitaram que hoje é 22/02/2022 — uma data que é uma espécie de palíndromo, indo e vindo — para referenciar a alcunha do segundo disco do grupo: ele se chamará simplesmente “II”.

O algarismo romano remete, resguardadas as proporções, a lançamentos de bandas como o Led Zeppelin, o qual também usou em seu disco posterior ao debut este mesmo nome.

Além da data, também é simbólica a escolha para a alcunha deste novo álbum do quarteto por essa ser uma 2ª chance para todos e todas nós, leitores(as), neste mundo pós-COVID-19.

O CD será, ainda, o primeiro com o baterista Ayrton Bispo, integrado à banda desde 2015. Isto é, o “II” será uma segunda faceta da CASA DA MATA sendo mostrada ao público ouvinte.

O FRIGORÍFICO

O momento que estamos todos(as) vivenciando tem mexido muito com as pessoas e feito boa parte de nós repensarmos alguns padrões. Por que fazemos o que fazemos e do jeito que fazemos?

É, de certa forma, esta a mensagem do single da CASA DA MATA, nascida e criada em Arapiraca, interior de Alagoas.

De um jeito sutil e quase sussurrante a voz que inicia a canção “O Frigorífico”, lançada exclusivamente no Youtube, em julho de 2021, pede para ficarmos em alerta (confira no QR Code ou neste link: https://youtu.be/VhIDl6r_xn0).

“É como se vivêssemos realmente no automático, fadados à falsidade da vida adulta e ao destino iminente que é a morte súbita. Podemos fazer mais — não por nós apenas —, mas uns pelos outros. Essa música guarda essa metáfora de uma vaca indo para o abatedouro. Precisa mesmo esse ser o destino dela e o de todos nós? O que ainda podemos fazer no ambiente onde estamos inseridos?”, pontua o vocalista e baixista Breno Airan.

Segundo ele, a ideia para a composição surgiu após sua inclinação para o vegetarianismo, de forma até inconsciente.

GANHANDO CORPO

A banda — formada por Alan Lins (voz e guitarra), Ayrton Bispo (bateria), Nardel Guedes (guitarra) e ele — começou a arranjar “O Frigorífico” e a música foi “aumentando”, ganhando um significado ainda maior para a CASA DA MATA.

O quarteto integrou a canção em seus shows, onde apresentavam as faixas ainda do primeiro álbum homônimo de 2017 e o público, também, foi igualmente assimilando a mensagem e a proposta sonora que remetem ao Rock dos anos 1970, porém com um “couro” atual.

Toda ela arranjada e pré-produzida pela banda, “O Frigorífico” traz a guitarra sincopada de Alan (e um solo “desesperado”, como grito agudo da vaca-protagonista sendo congelada) com traços de um certo Gilmour; as baquetas de Ayrton lembrando a melhor fase de Ringo; as seis cordas de Nardel carregando um quê de Nordeste e country, ao mesmo tempo; e o baixo e vocal de Breno marcando o tempo que nos resta.

Em 2018, já formatada para o que é hoje, esta mesma música foi selecionada para o III Festival Em Cantos de Alagoas, por meio de edital do Governo do Estado. A banda arapiraquense foi até o Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções de Maceió, levar um pouco deste som agreste.

PRETO NO BRANCO

Em breve, a música “O Frigorífico” estará nas demais plataformas de streaming, juntamente com o vindouro segundo álbum da banda, agora chamado de “II”.

A capa do single, por sua vez, foi feita em uma parceria entre o guitarrista Nardel Guedes — que também é exímio desenhista e aquarelista — e o designer e ilustrador arapiraquense Victor Hugo Brito, que assinou a capa do debut da CASA.

Nardel fez a peça e Victor foi o arte finalista. Segundo o guitarrista, sua inspiração para o desenho da vaca na capa veio de seu envolvimento com o trabalho do artista e ilustrador colombiano Jorge Lewis.

Na imagem criada por ele, o animal carrega na boca as pinças/garras de metal frio que irão segurar a si mesmo na hora final.

Para dar esse tom solene, de despedida, foram escolhidas as cores preto & branco para compor esse contraste entre vida & morte e, ainda, a transição entre o álbum 1 & 2 da banda alagoana.

A gravação da “O Frigorífico” ocorreu entre os meses de novembro de 2020 e janeiro de 2021, com as guitarras captadas no home studio do guitarrista e também vocalista Alan Lins, no bairro Planalto, em Arapiraca, e o restante dos instrumentos e vozes no Maca Records, em Aracaju-SE, com o produtor musical Fabrício Rossini.

Rossini também foi o responsável pela mixagem e masterização deste single da CASA DA MATA, bem como das outras músicas que virão à luz em breve.

O novo disco do quarteto arapiraquense deve sair ainda neste segundo (claro!) semestre de 2022, prometendo ser mais denso que o primeiro trabalho. Já está na esteira.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário