Ucrânia espera Bolsonaro assinar portaria sobre visto para refugiados

A diplomacia ucraniana no Brasil já está recebendo pedidos de cidadãos do país que perguntam sobre o visto humanitário prometido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na última segunda-feira (28). Até agora, porém, não há o que responder.

O encarregado de negócios da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, disse nesta quinta-feira, 3, em entrevista coletiva, que ainda espera a oficialização daquilo que foi prometido pelo presidente brasileiro em entrevista a uma rádio enquanto ele estava de folga na praia, no Guarujá (SP).

“Estamos esperando a publicação [no Diário Oficial da União] de uma portaria que explique como vai funcionar a concessão desse visto humanitário”, disse Tkach. Sem revelar quantas consultas a embaixada já recebeu, o diplomata explicou que elas vêm “principalmente de familiares de ucranianos que já vivem aqui [no Brasil]”.

Tkach tem conversado diariamente com jornalistas em Brasília e disse, na quarta-feira (2/3), que a comunidade ucraniana está se mobilizando para receber os refugiados principalmente em São Paulo e Curitiba.

Promessa está atrasada

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na segunda-feira (28/2) que havia contatado o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, para providenciar os trâmites necessários e acrescentou que a portaria interministerial sobre o visto humanitário deveria ser publicada até terça-feira (1°).

“Vamos abrir a possibilidade de ucranianos virem ao Brasil através do visto humanitário”, afirmou Bolsonaro, em entrevista à Rádio Jovem Pan. O presidente destacou as dificuldades para as pessoas saírem do país, com espaço aéreo fechado, mas disse que o Brasil receberá ucranianos e familiares. “Serão bem recebidos”, garantiu o presidente.

Fonte: Metrópoles

Veja Mais

Deixe um comentário