Uma operação deflagrada durante a madrugada desta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, cumpriu 17 mandados de prisão para coibir casos de violência contra a mulher em Alagoas. Ao todo, cerca de 84 policiais participam da ação no estado.
A ação, que visa cumprir os mandados de prisão, busca e apreensão e fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas em todo o país, foi denominada de Operação Resguardo. Em Alagoas, 46 mandados foram cumpridos, e 17 pessoas foram presas, em cidades do interior.
Antes de deflagrar o “Dia D” de combate à violência contra as mulheres, uma equipe coordenada pela delegada Fabiana Leão, visitou todas as regiões do Estado, promovendo ações de fiscalização do cumprimento de medidas protetivas.
“Nós diagnosticamos previamente, dentro do nosso plano, que o interior é muito mais carente e dentro da violência contra a mulher, na capital, todos os mandados estão em dia porque aqui se concentra a parte logística mais importante, como a Casa Abrigo. Mas no interior, a mulher só tem mesmo onde recorrer à delegacia de polícia”, disse Fabiana Leão, delegada e coordenadora da Operação Resguardo em Alagoas.
Ela explicou que a operação foi voltada principalmente para o interior do Estado, onde a infraestrutura de proteção e acolhimento às mulheres é menor. Em Maceió, não existem mandados sem cumprimento.
“Há cidades em que não há juiz para determinar a medida protetiva. Então, cabe aos delegados de polícia garantir que o homem agressor fique longe dessa mulher, e o delegado pode determinar sim essa medida protetiva”, explicou Fabiana.