As equipes técnicas da Rede Acolhe, programa da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), realizaram mais uma busca ativa por dependentes químicos na cidade de Arapiraca, na noite desta terça-feira (8). A ação foi promovida em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Município.
Foram realizadas abordagens em três pontos estratégicos da cidade: a Rodoviária, a Praça Luiz Pereira Lima e a Praça Pereira Magalhães, onde dependentes químicos costumam se reunir para fazer uso de álcool e outras drogas.
Na oportunidade as equipes prestaram orientações sobre os serviços oferecidos pela Rede Acolhe e uma pessoa aceitou o acolhimento voluntário. Ela foi encaminhada para uma das 29 comunidades terapêuticas credenciadas ao Governo de Alagoas.
“Essas pessoas, na sua grande maioria, estão em estado de ambivalência, situação que dificulta a ida voluntária ao nosso Centro de Acolhimento. Por isso existe a necessidade da nossa equipe estar in loco para fazer as intervenções necessárias e ofertar o tratamento em alguma comunidade acolhedora”, explica o coordenador do Centro de Acolhimento de Arapiraca, Felipe Bispo.
Formadas por psicólogos e assistentes sociais, as equipes técnicas são responsáveis por realizar a busca ativa por dependentes químicos e as visitas domiciliares. Quem tiver interessado em receber uma visita das equipes técnicas, basta ligar no número 0800.280.9390.