Cinco meses após o cancelamento do concurso público da Polícia Civil de Alagoas, o Governo do Estado resolveu retomar o certame e anunciou que a publicação das datas das novas etapas já deve ser divulgada na próxima semana.
O anúncio foi realizado na tarde desta quarta-feira, 09, pelo secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado de Alagoas (Seplag), Fabrício Marques, por meio de live no Instagram.
Segundo o chefe da pasta, após uma consulta jurídica a Procuradoria Geral do Estado (PGE), o Governo optou por anular o ato de cancelamento do concurso e prosseguir com as próximas etapas do concurso.
“Desde outubro, quando houve o edital de cancelamento, estamos trabalhando incansavelmente para retomar os concursos ou refazê-los. Neste meio tempo, tivemos algumas decisões judiciais sobre a retomada os concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Sobre o da Polícia Civil, estávamos vivendo um impasse. Acompanhamos de perto o inquérito policial sobre as suspeitas de fraudes e neste concurso as suspeitas eram reduzidas em comparação ao da PM, que inclusive já foi retomado. Como o efeito foi muito baixo, nos permitiu usar a cláusula que há no edital de excluir apenas os candidatos que se beneficiaram da fraude. Além disso, foi considerada a uniformização das decisões. Fizemos uma consulta a PGE para saber se existia risco jurídico do estado cancelar seu próprio ato e retomar o concurso e a Procuradoria entendeu que não havia risco”, explicou Marques.
Com a decisão, o Governo de Alagoas já deve publicar o edital de retomada do concurso da Polícia Civil já no início da próxima semana. Na sequência, será divulgado o edital com as datas das próximas etapas. “O objetivo é dar celeridade a este concurso. A intenção é concluí-lo no início do 2º semestre para que estado possa realizar um planejamento para um novo edital de concurso, que deverá ocorrer no início de 2023”, finalizou.
Ex-PM alagoano é preso em operação contra quadrilha de fraudes a concursos públicos
Quadrilha envolvida em fraudes de concursos usava pontos eletrônicos e SMS
Defensoria Pública recorrerá de decisão que manteve cancelamento do concurso da Polícia Civil