O Instituto do Meio Ambiente (IMA) informou, nesta sexta-feira, 18, por meio do boletim de balneabilidade, que o litoral alagoano apresenta 10 áreas impróprias e outras 56 próprias para banho.
Os técnicos do órgão ambiental coletaram as amostras das águas entre o Pontal do Peba e Maragogi nos dias 15 e 16 deste mês quando foram registradas chuvas em todo o litoral de Alagoas.
O resultado das análises mostra que todas as praias e rios do litoral sul estão balneáveis. Já em Maceió, os banhistas devem evitar seis áreas, compreendidas entre os bairros de Pontal da Barra e Cruz das Almas. No litoral norte, quatro trechos, sendo três em Maragogi e um em Porto de Pedras, estão impróprios para banho.
A resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) classifica uma praia como própria quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água. Já as praias consideradas impróprias não obedecem ao critério anterior ou quando venha apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL.
A recomendação do IMA é que alagoanos e turistas não se banhem em áreas que estejam diretamente sob influência de floração de algas, principalmente nos trechos das praias da Avenida ao Sobral.