Ifal inaugura Laboratório do Espaço 4.0 em Arapiraca

Trata-se do sexto equipamento, em formato de contêiner, instalado no país

Ifal

O Campus Arapiraca será a próxima unidade do Instituo Federal de Alagoas (Ifal) a inaugurar o contêiner do Programa Espaço 4.0, uma Iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com o objetivo de capacitar jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica para atuarem na produção de protótipos e soluções de alta tecnologia para a indústria e a comunidade. A solenidade de inauguração acontecerá na próxima sexta-feira (25), a partir das 9h.

Com isso, o Ifal será a única a instituição do país a ter seis laboratórios em formato de contêiner, cada um deles com 25 metros quadrados, equipados com kits robô, smartphones, tablets, computadores, impressora 3D, drone e outros equipamentos utilizados por meio da metodologia maker, na qual o estudante aprende na prática o conteúdo teórico aplicado. Trata-se de um investimento de R$ 2 milhões fruto de emenda parlamentar e recursos federais para a sua implementação em Alagoas.

Essa estrutura será utilizada para a oferta de dez cursos com carga horária entre 20h e 40h: Desenho 2D, Desenho e Impressão 3D, Introdução à Programação Web, Desenvolvimento de aplicativo Android, Montagem e manutenção de computadores – Desktop, Montagem e manutenção de computadores – Notebook, Instalação e configuração de redes de computadores, Eletrônica Básica, Internet das Coisas e Robótica Educacional.

Para a inauguração, além do reitor do Ifal, Carlos Guedes, e da pró-reitora de pesquisa e pós-graduação (PRPPI), Eunice Palmeira, estarão presentes o diretor do Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Juventude, da SNJ, Gerson Vicente, a gestora da parceria, Barbara Doukay, o senador da República, Rodrigo Cunha, representantes da Prefeitura Municipal e autoridades locais. Após a solenidade, haverá uma visita ao contêiner, alocado no estacionamento do campus.

Fonte: IFAL

Veja Mais

Deixe um comentário