O que esperar de Real Madrid e Barcelona após ‘humilhação’ em El Clásico

A vitória por 4 a 0 do Barcelona sobre o Real Madrid, neste domingo, por LaLiga, que teve transmissão exclusiva pela ESPN no Star+ no Brasil, deve ter consequências para as duas equipes no restante da temporada.

Afinal, é impossível descrever o impacto anímico que uma vitória deste tamanho (ou uma derrota desta magnitude) pode proporcionar para os rivais espanhóis.

Com isso, ficam importantes dúvidas sobre como blaugranas e merengues irão reagir nas competições até o encerramento de 2021/22.

Confira as dúvidas mais importantes a serem respondidas:

REAL MADRID

Como juntar os cacos após a goleada?

O clima no Real Madrid ficou pesadíssimo após a goleada acachapante imposta pelo maior rival no Santiago Bernabéu lotado.

A repercussão do jogo teve de tudo um pouco: zagueiro falando em “pior partida da temporada”, Courtois pedindo desculpas à torcida e criticando os companheiros de equipes pela “imagem inaceitável” deixada em campo e até mesmo a imprensa de Madri, tradicional defensora do clube, cuspindo fogo nas avaliações dos atletas.

Experiente, o técnico Carlo Ancelotti tentou colocar panos quentes e tirar a responsabilidade dos atletas, usando suas costas largas para dizer que foi o “maior culpado” pelo vexame dos blancos.

Com o início da Data Fifa e os jogadores partindo para defender suas seleções, será que há como Carletto recuperear o grupo psicologicamente e juntar os cacos após um abalo sísmico dessas proporções?

Vexame em LaLiga repercute na Champions?

Logo após a Data Fifa, o Real Madrid encara o Celta de Vigo, por LaLiga, e depois já tem parada duríssima pelas quartas da Champions League: encara ninguém menos que o Chelsea, atual campeão do torneio.

O duelo contra os ingleses será apenas em 6 de abril, mas ainda não se sabe como a derrota para o Barcelona ainda estará afetando os merengues psicologicamente até lá.

A única coisa que se sabe é que, contra os Blues, Ancelotti não deve repetir o esquema usando em El Clásico…

Dá para competir sem Benzema?

O 4 a 0 para o Barcelona deixou uma coisa muito clara em Madri: o Real é um time com Benzema em campo, e outro (muito pior) sem o francês.

Com o desfalque de seu camisa 9, os blancos viram o rival catalão simplesmente perder qualquer medo de atacar no Santiago Bernabéu, já que Rodrygo e Vinicius Jr. sequer fizeram cócegas na zaga culé.

Fica, então, a dúvida: se Benzema estiver novamente lesionado contra o Chelsea, o Real Madrid conseguirá competir contra o fortíssimo time da Premier League?

LaLiga está ameaçada?

A derrota pode ter sido catastrófica em vários sentidos para o Real Madrid. No entanto, a equipe da capital segue com uma vantagem bem grande na liderança do Campeonato Espanhol, graças à excelente campanha feita até aqui.

Todavia, a imprensa catalã já aposta que os merengues vão entrar em uma espiral de derrotas depois do baile no Bernabéu, com o Barça reagindo e alcançando o arquirrival na ponta da tabela em algumas rodadas.

A diferença entre blancos e culés atualmente é de 12 pontos, com o Barcelona tendo um jogo a menos. Restam, portanto, 27 pontos em disputa para o Real até o final da temporada, e 30 para os catalães.

Ainda hay Liga ou já está tudo resolvido?

BARCELONA

O “Xavibol” já é uma realidade?

O 4 a 0 no Real Madrid chegou para coroar uma série de ótimos resultados recentes do técnico Xavi à frente do Barcelona, que incluíram também triunfos sobre Athletic Bilbao (4 a 0, Valencia (4 a 1), Osasuna (4 a 0) e Napoli (4 a 2), entre outros.

Já é possível, portanto, dizer que o treinador blaugrana é uma realidade e o “Xavibol” é a próxima força dominante do futebol espanhol e europeu?

Ou será que ainda é cedo para fazer previsões sobre este Barça, que claramente ainda é uma equipe em construção e à espera de reforços para alguns setores?

Europa League já no papo?

A exibição de gala no Santiago Bernabéu também mandou um recado para os “inimigos” do Barcelona: o time pode ter sido eliminado da Champions, mas agora é o grande favorito à conquista da Europa League.

Nos mata-matas, a equipe catalã já passou por Napoli, que era outro favorito, e Galatasaray, apresentando um futebol consistente e competitivo, com destaque especial para nomes como Aubameyang, Adama Traoré e Ferrán Torres, todos reforços contratados recentemente.

Será que RB Leipzig, Atalanta, Eintracht Frankfurt, West Ham, Lyon, Braga ou Rangers conseguirão fazer frente à poderosa máquina de Xavi?

Dembélé vai renovar?

Outro importante “reforço” que o Barça conseguiu para a reta final da temporada foi o “retorno” do atacante Ousmane Dembélé.

Livre dos problemas físicos que minaram seu futebol nos últimos anos, e aparentemente com a cabeça no lugar após ter se casado, o francês está jogando em nível altíssimo, contribuindo com gols e assistências em todos os jogos.

No entanto, há uma dúvida enorme a ser respondida até o final da temporada: o Barcelona conseguirá convencer Dembélé a aceitar sua proposta de renovação de contrato?

Vale lembrar que, se não conseguir prolongar o vínculo, a equipe catalã perderá o atacante de graça na próxima janela de transferências…

Ainda dá para sonhar com LaLiga?

O triunfo no Bernabéu deixou o Espanhol na seguinte situação: o Real Madrid lidera com 66 pontos, o Sevilla está em 2º, com 57 e o Barça é o 3º, com 54 (e um jogo a menos que os dois da frente).

Na volta da Data Fifa, os blaugranas terão mais uma “final”, já que encaram justamente o Sevilla, podendo roubar a vice-liderança e se aproximar ainda mais dos blancos.

Restam nove jogos para Real e Sevilla até o final da temporada, e mais 10 para o Barcelona. As contas são complicadas, mas, ao menos no mundo da matemática, as chances de título dos culés ainda são reais.

Será que uma das maiores reações de todos os tempos em LaLiga poderá acontecer?

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário