Através das Redes Sociais, o Governo de Alagoas anunciou que os valores do pacote de reestruturação de 26 carreiras do serviço público estadual já saíram na folha de março, que foi paga nesta quarta-feira, 30.
Durante a transmissão, o secretário de Estado do Planejamento, Fabrício Marques Santoss afirmou que a reestruturação beneficia 16 mil servidores em diferentes níveis – elementar, médio e superior – e foi pensado para diminuir distorções salariais.
“Com a aprovação desta lei, Alagoas está, sem sombra de dúvidas, entre os três melhores salários do país. Em abril, quando sair o reajuste geral de 10,06%, Alagoas terá o melhor salário do Brasil para áreas como a saúde. É um grande projeto de valorização dos servidores estaduais, muito bem planejada e que representa uma correção histórica”, pontuou.
O reajuste se dará de forma vertical e horizontal. A linha vertical leva em consideração pontos como habilitação e titulação na área de atuação, enquanto que a linha horizontal leva em consideração critérios relacionados ao tempo no serviço público.
Ainda segundo o secretário, a porcentagem de aumento é diferente nas diferentes categorias. “Em algumas carreiras o reajuste do pacote de reestruturação pode chegar a 117%, para outros a apenas 30%. Vai depender de fatores como carga horária, tempo de serviço, se é dedicação exclusiva ou não”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
O pacote contempla áreas como a do serviço civil, profissionais de economia, de engenharia e arquitetura, e profissões ligadas à Saúde Pública como técnico, auxiliar e assistente de serviços de Saúde.
Além de carreiras do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas, Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Instituto de Terras de Alagoas (Iteral), Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal), Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
O secretário confirmou ainda que o reajuste geral de 10, 06% deve sair na folha de abril e a porcentagem será paga com base nas novas remunerações.