O discurso do vereador de Palmas Eudes Assis (PSDB), durante a sessão legislativa desta quarta-feira (6), repercutiu entre os moradores da capital. Durante a fala, o parlamentar sobe o tom, critica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo Mila Jaber e diz que ‘ia dar uma lapada nela para respeitar vereador’.
O g1 entrou em contato com a assessoria de imprensa para que o vereador e a secretária se manifestem sobre o caso, e aguarda uma resposta.
A fala pode ser conferida nesse link no canal da Câmara de Vereadores de Palmas, a partir do minuto 39. A insatisfação do político estaria relacionada com a falta de convite para participar de um evento que reuniu políticos e empresários, para comemorar a sanção da lei que cria o Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep) e o Fundo de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Fidep).
A aprovação da norma na Casa Legislativa teria sido tratada com prioridade, tramitando em regime de urgência.
“Há poucos dias fizemos uma sessão aqui extraordinária, conjunta, na Comissão de Finanças, para poder aprovar essa nova lei do Cidep e os R$ 4 milhões do Banco do Povo, fizemos com regime de urgência, trabalhamos […]”, comentou ele.
Ao longo da fala, Eudes sobe o tom da voz ao mencionar que Mila não gosta de vereador.
“Ela nunca teve um voto para poder estar onde está. Eu gostaria de ver essa mulher na planície igual nós fomos, pedindo voto para ver se ela consegue ter um voto, o tanto que ela é chata e incompetente. Falei para o secretário ontem, que pode dar o que der que hoje eu ia dar uma lapada nela para respeitar vereador. É mentirosa, faz compromisso com a gente e depois não cumpre”.
Eudes é vereador da base da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). A gestora repercutiu a fala nas redes sociais. Em publicação no Twitter e Instagram, a prefeita disse o parlamentar foi desrespeitoso e questionou se ele falaria assim com um homem.
“Século XXI e assistimos a lamentável cena de um parlamentar aos berros, desqualificando uma mulher. Será que engrossaria a voz e daria ‘uma lapada’ em um macho? Ou só banca de valente porque manda um recado para uma mulher? Não admito desrespeito com os meus. Muito menos com mulher”, disse.
Uma lei para combater a violência política contra mulher foi sancionado em agosto de 2021. O texto estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher durante as eleições e no exercício de direitos políticos e de funções públicas.