Temporal causa estragos e transtornos em Salvador e Defesa Civil aciona sirenes

Deslizamento atingiu loja no Ogunjá, em Salvador — Foto: Divulgação/Codesal

Deslizamento atingiu loja no Ogunjá, em Salvador — Foto: Divulgação/Codesal

O temporal que cai em Salvador desde o último sábado (16) causa estragos e transtornos em vários pontos da capital baiana. Nesta segunda-feira (18), a capital registra vários pontos de alagamento, árvores caídas e deslizamentos de terra. [Veja boletim completo abaixo]

A Defesa Civil (Codesal) está de plantão para atender as demandas relacionadas à chuva. O órgão pode ser acionado a qualquer momento por meio do 199, gratuitamente. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta de perigo por causa das chuvas intensas.

Sirenes de alerta para evacuação de moradores foram acionadas nos bairros da Capelinha, na região da Vila Picasso, e no Lobato, na localidade Voluntários da Pátria. Com isso, as famílias são acolhidas por equipes da prefeitura em pontos fixos, como escolas públicas.

No bairro do Pero Vaz, na Travessa Nossa Senhora das Graças, 20 casas foram evacuadas por causa do risco de desabamento. Ainda não há um balaço dos desabrigados, que são as pessoas afetadas pela chuva e estão sob amparo da prefeitura.

O apoio é prestado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Durante todo o dia, outras localidades de Salvador também poderão ter os alarmes ligados pela Defesa Civil.

De acordo com o Inmet, esta instabilidade dura até a terça-feira (19). Nesta segunda, as temperaturas ficam entre 24º e 28º, com sensação térmica de 22º. A chuva em Salvador é causada é por uma frente fria que saiu da região sudeste do país.

Ocorrências e alagamentos
Vários pontos da capital já estão alagados, como os bairros da Boa Viagem, Calçada, Ribeira, Mares e Roma, na região da Cidade Baixa, assim como na Pituba, Rio Vermelho, Lucaia, Pernambués, Cabula, Costa Azul, Itapuã e Pero Vaz.

No Subúrbio Ferroviário, a chuva também alaga as regiões de Paripe, Base Naval e Fazenda Coutos, Periperi, Itacaranha, Praia Grande, Rio Sena, Santa Luzia.

Com a pista molhada, um carro capotou na Avenida Luís Viana Filho, mais conhecida como Paralela. Não há detalhes se o motorista teve ferimentos. Além desta via, o trânsito também está congestionado nas avenidas Luís Tarquínio, Vasco da Gama, ACM, San Martin, Barros Reis e Caminho de Areia.

Uma árvore caiu durante esta madrugada na Rua Barão Vila da Barram no bairro da Liberdade. O acidente aconteceu nos fundos do Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, e atingiu dois veículos – um deles um caminhão. Outra caiu nas proximidades do Terminal da Barroquinha. Ninguém ficou ferido.

A Defesa Civil registra, até as 9h50, 87 ocorrências relacionadas à chuva. São elas:

Desabamento de imóvel: 1
Desabamento de muro: 1
Desabamento parcial: 1
Deslizamento de terra: 20
Ameaça de desabamento: 11
Ameaça de desabamento de muro: 2
Ameaça de deslizamento: 17
Árvore caída: 4
Árvore ameando cair: 4
Avaliação da área: 5
Avaliação de imóvel alagado: 11
Infiltração: 9
Pista rompida: 1

Estragos do final de semana
Durante o domingo (17), uma encosta de concreto cedeu do Ogunjá, e atingiu uma loja de veículos. Ninguém ficou ferido. Os moradores relataram que houve um barulho muito forte, antes da contenção desabar. Vários veículos foram atingidos, mas ainda não há detalhes dos prejuízos.

Na mesma manhã, uma árvore caiu no bairro Sete de Abril. Com essa queda da árvore, parte do alambrado de um campo de futebol ficou danificado e o asfalto do local ficou suspenso. Assim como no incidente anterior, ninguém ficou ferido.

Veja Mais

Deixe um comentário