Litoral alagoano tem 12 pontos impróprios para banho

Alagoas 24 Horas

O novo relatório de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira, 22, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), aponta que há 12 pontos impróprios para banho no litoral alagoano.

Ao todo, os técnicos do IMA avaliaram 66 trechos desde o Pontal do Peba até a cidade de Maragogi entre os dias 17 e 18 deste mês. Destes, 54 estão liberados aos banhistas e 12 devem ser evitados. O resultado mostra que 81,82% das áreas avaliadas estão balneáveis.

O destaque vai para o litoral sul já que apenas um trecho está inadequado para banho. Dos 23 locais analisados, apenas um ponto do Rio Niquim, localizado a 300 metros da Foz, foi classificado como impróprio. Em Maceió, foram coletadas amostras de 20 áreas, sendo sete consideradas impróprias e 13, próprias. No litoral norte, há 19 trechos próprios, e quatro impróprios para banho.

Um trecho para ser classificado como impróprio deve apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL. O ponto próprio não deve exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água, nas amostras colhidas nas últimas cinco semanas.

O IMA recomenda que os banhistas evitem, em qualquer época, a utilização de áreas que estejam diretamente sob influência de rios, canais e córregos.

Confira AQUI o boletim de balneabilidade

Veja Mais

Deixe um comentário