Os roubos de rua no Estado do Rio de Janeiro tiveram uma queda no primeiro quadrimestre de 2022, chegando a ser apontados como os números mais baixos desde 2005. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão ligado às secretarias do Governo do Estado e polícias civil e militar.
Apesar de ter havido queda de 21% nos casos, os números totais chamam bastante atenção, já que foram contabilizados 19.348. Em 2021 foram quase 24.500 no mesmo período do ano. De acordo com o ISP, outros crimes também tiveram queda nos primeiros quatro meses do ano: roubo contra patrimônio, roubo de cargas de veículos, entre outros.
Os crimes de letalidade também continuaram caindo, alcançando uma redução de 17% em relação a 2021, o menor patamar desde 1991. Os latrocínios, roubos seguidos de morte, caíram pela metade no período, passando de 39 para 16 na comparação com o ano passado.
Apesar das quedas no número de crimes no Estado do Rio de Janeiro, o roubo de cargas e de veículos na capital fluminense não seguiu as estatísticas. Na cidade, houve um aumento de 19% e 0,4% respectivamente.