Guardas municipais agridem com cassetete e jogam gás de pimenta em mulher durante ação

Guardas municipais usam gás de pimenta em mulher durante abordagem na Cracolândia, na região central de São Paulo, neste sábado (28) — Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma mulher foi agredida com golpes de cassetete e gás de pimenta durante uma abordagem da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo neste sábado (28), na região central da capital.

As imagens do videorreporter Caio Castor, que circulam nas redes sociais, mostram a ação de três GCMs na Rua Helvetia, na região da Cracolândia, por volta das 12h. Um dos guardas acerta a mulher com o cassetete e, depois, outro oficial utiliza gás de pimenta diretamente contra o seu rosto, a uma curta distância.

g1 questionou a abordagem junto à Secretaria Municipal de Segurança Urbana, responsável pela GCM, e à Secretaria Especial de Comunicação, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Para Ariel de Castro Alves, advogado, especialista em direitos humanos pela PUC- SP e presidente do Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo, a ação dos guardas configura crime de tortura.

“Temos claramente a prática de tortura por parte de guardas civis contra uma possível dependente, usuária de drogas, que frequenta aquela região. Nós vemos os guardas agredindo violentamente essa dependente de drogas e vemos também jogando spray de pimenta no rosto dela”, explicou.

“Temos uma situação em que ela é submetida a um intenso sofrimento físico e psicológico como forma de castigo, o que configura crime de tortura na lei 9.455, de 1997”, completou.

Operação com atiradores de elite

 

A Polícia Civil de São Paulo realizou nesta sexta-feira (27) uma nova operação no ponto de concentração de usuários de droga da Cracolândia, no Centro de São Paulo. Moradores registraram a presença de um veículo blindado com atiradores de elite, além das viaturas.

Desde quando foram retirados da Praça Princesa Isabel pela polícia, os usuários de droga já ocuparam diferentes endereços: a Praça Marechal Deodoro; a Rua Helvétia, entre a Rua Barão de Campinas e a Avenida São João, e também na esquina da Avenida São João com a Rua Frederico Steidel.

Segundo balanço final da secretaria, na operação desta sexta (27), quatro homens em flagrante por tráfico de drogas. Outro homem foi preso em cumprimento a ordem judicial e uma adolescente apreendida em flagrante após ser vista comercializando entorpecentes. Além disso, três menores de idade também foram apreendidos e uma mulher conduzida à delegacia por desacato, segundo a pasta.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário