Quem era Vinícius Witeze: de candidato a vereador a assessor que denunciou e foi denunciado por Gabriel Monteiro

Ex-assessor parlamentar morreu no sábado (28) em um acidente de carro, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Vinícius Hayden Witeze ainda como assessor parlamentar de Gabriel Monteiro — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um jovem conservador e com aspirações políticas. Assim pode ser definido Vinícius Hayden Witeze, de 33 anos, o Ziza, que nos últimos meses chamou atenção pelas denúncias de assédio moral e sexual que fez contra o vereador Gabriel Monteiro.

Vinícius, que morreu no sábado (28) em um acidente de carro na Região Serrana do Rio de Janeiro, também foi alvo de denúncias. Monteiro o acusou de tentar forjar provas contra o parlamentar e estar envolvido com a máfia dos reboques.

Mas antes das trocas de denúncias, Vinícius foi braço-direito de Gabriel Monteiro, sendo um dos fundadores do movimento União Libertadora – espécie de MBL carioca –, atuou ativamente na confecção dos vídeos para o canal do youtuber e virou assessor parlamentar com a eleição do então amigo em 2020.

Veja mais da trajetória de Vinícius Witeze
Jovem, evangélico e com raízes na Baixa Fluminense, em Belford Roxo, Witeze, o Ziza, desde muito cedo mostrava inclinações políticas e insatisfeito com os rumos do seu município. Como mostra publicação em uma rede social de 2005, quando tinha apenas 17 anos.

Em 2012, com 24 anos, ele eleva sua insatisfação e desejo de mudança a outro nível e decide concorrer ao cargo de vereador pelo município de Belford Roxo, pelo PSB. Não é eleito, mas segue envolvido com grupos políticos e sociais.

Em 2017, se matricula no curso de direito, mas não chega a se formar. É nesta época também que se envolve com o MBL – Movimento Brasil Livre -, e passa a atuar como membro do grupo no Rio de Janeiro frequentando sessões nas câmaras de Belford Roxo e na do Rio de Janeiro.

No ano seguinte, atua ativamente em passeatas e ações pela prisão do ex-presidente Lula, pelo STF, assim como pela eleição de candidatos conservadores.

Gabriel Monteiro e fundação de movimento
Em 2019, conhece o então policial militar Gabriel Monteiro, cujo discurso conservador e moralizador das instituições vai de encontro as suas ideias.

No dia 1º de janeiro de 2020, eles fundam juntos o União Libertadora, movimento político conservador que se apresentava contra os discursos de esquerda, e em prol dos bons costumes e da família.

Candidatos a vereador
Nesse mesmo ano, Vinícius Hayden Witeze e Rick Dantas, outro amigo de Gabriel, passam a integrar a equipe que realiza os vídeos de Monteiro para suas redes sociais, além de fazer assessoria de imprensa para o policial.

Em agosto de 2020, Gabriel Monteiro se desliga da polícia e anuncia que vai concorrer ao cargo de vereador do Rio. Vinícius Hayden também se candidata a vereador, só que pelo município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Com o pseudônimo de Vinícius Ziza, ele se candidatou pelo PSC, mas obteve apenas 230 votos.

Apesar de não ter conseguido espaço na Câmara de Belford Roxo, Vinícius Hayden Witeze vai para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro como assessor parlamentar de Gabriel Monteiro, que foi o terceiro vereador mais votado do Rio de Janeiro nas eleições de 2020.

A parceria entre os dois só acabou em abril de 2022, quando Vinícius fez uma série de denúncias contra Monteiro, como as de assédio moral e sexual, assim como a de desvio de função dele das tarefas do gabinete.

Hayden contou que ele na verdade trabalhava nos vídeos de Gabriel Monteiro, sendo uma espécie de produtor. Segundo suas declarações, ele arrumava personagens em situação vulnerável para os vídeos que seriam forjados, além de monitorar inimigos políticos do vereador.

Vinicius Hayden Witeze foi exonerado no dia 8 de abril do cargo de assessor parlamentar, confirmou as denúncias que fez no Conselho de Ética da Câmara, e ainda acrescentou estar sendo ameaçado de morte, no dia 26 de maio; e morreu no sábado (28) em um acidente de carro na Região Serrana do Rio de Janeiro.

A morte
O ex-assessor Vinícius Hayden Witeze, que denunciou o vereador Gabriel Monteiro pela prática de assédio moral e sexual, morreu na noite de sábado (28), num acidente de trânsito em Teresópolis, na Região Serrana.

Segundo informações da polícia, o carro de Hayden capotou na RJ-130, que liga a cidade de Teresópolis a Nova Friburgo, e ele morreu na hora. A mulher que estava com ele – e que ainda não foi identificada – foi levada para o Hospital das Clínicas de Teresópolis.

De acordo com o registro feito na 110ª DP (Teresópolis), no interior do carro de Hayden foram encontradas cópias do termo de declaração de dele em ocorrência envolvendo o vereador do Gabriel Monteiro. Foi feita uma perícia no local do acidente.

A mulher que acompanhava o ex-assssor afirma que Vinicius perdeu a direção na curva ao frear, o que causou o capotamento do veículo. A polícia vai apurar se ele estava em alta velocidade. A passageira descartou em termo de declarações a alta velocidade do veículo – o que foi uma interpretação inicial de equipes que estiveram no local.

Ela disse, em depoimento, que o veículo apresentava problemas relativo a gasolina de baixa qualidade e vinha devagar. Também mencionou desconhecimento de rodovia, escuridão e sinalização precária.

A vítima sobrevivente já foi ouvida informalmente e recebeu alta. Ela ficou de formalizar as informações, ainda neste domingo, na 110ª DP (Teresópolis), segundo a polícia.

 

Fonte: g1

Veja Mais

Deixe um comentário