Proprietários dos imóveis que fazem parte do Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação (PCF), já passaram pela fase de reanálise e apresentaram laudo particular que indique um valor para o imóvel pelo menos 20% superior ao valor apresentado pelo PCF, poderão pedir o Parecer Técnico Independente (PTI). O documento será elaborado por empresa independente, de forma a garantir uma opinião isenta sobre a avaliação feita pelo Programa a respeito do laudo particular trazido pelo proprietário para fins de reanálise.
O PTI faz uma análise comparativa dos elementos que são usados como base para a valoração do imóvel, são eles: padrão construtivo e as características utilizadas para a sua definição – área do terreno, área construída e benfeitorias. A partir das conclusões do PTI sobre o laudo particular e os elementos objetivos avaliados pelo PCF, será feita uma nova reanálise. O Programa apresentará outra proposta nos casos em que haja dados que justifiquem uma mudança de valor.
O Parecer vai ser elaborado por empresas independentes, cujos responsáveis técnicos são profissionais devidamente habilitados e afiliados ao Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE) e ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (CREA/AL). Além disso, seguem normas técnicas vigentes, além de possuírem conhecimento específico sobre Maceió e as áreas de atuação do PCF.
Não há custo para solicitar o Parecer Técnico Independente. Todas as despesas referentes a ele serão custeadas pela Braskem.
Para mais informações sobre o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação, acesse www.braskem.com.br/alagoas.