Após as intensas chuvas que atingiram Alagoas nos últimos dias, causando enchentes e deslizamentos de terra, o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) divulgou, nesta segunda-feira, 6, que Maceió foi a cidade do Nordeste com maior volume de chuvas nas últmas 24 horas, com 50,2mm. Além disso, foi a segunda cidade do Brasil com maior volume.
O Instituto apontou também para condições favoráveis para chuvas significativas até a manhã desta terça-feira (07) em pelo menos 78 municípios alagoanos. A previsão é de volume de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia.
A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) também emitiu aviso metereológico, sinalizando para a ocorrência de pancadas de chuva de intensidade moderada, podendo registrar acumulados significativos em pontos isolados do Litoral e Zona da Mata.
A chuva poderá ser acompanhada de rajadas de vento de intensidade moderada em alguns momentos. Os órgãos alertaram que há risco de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana; transbordamento de rios e risco de deslizamentos em áreas de encosta.
A Defesa Civil alerta para o risco de transbordamento dos rios Mundaú, Paraíba, Coruripe, São Miguel, Jequiá, Conduípe, Santo Antônio, Camaragibe e Manguaba.
O rio Paraíba atingiu a cota de atenção nos municípios de Paulo Jacinto e Atalaia nas primeiras horas desta segunda-feira. A tendência das próximas horas é de elevação, com risco de transbordamento nos municípios de Paulo Jacinto, Viçosa, Capela e Atalaia. Os níveis das lagoas Mundaú e Manguaba se mantêm estáveis, abaixo das respectivas cotas de transbordamento.
Os rios São Miguel e Coruripe seguem elevados, com pontos de transbordamento e mantêm a tendência de elevação em razão das chuvas que ocorrem na bacia. Os rios Jequiá e Conduípe seguem elevados, com pontos de transbordamento nos municípios de Jequiá da Praia e Feliz Deserto.
A previsão do tempo nas outras regiões ambientais do Estado de Alagoas é de chuvas isoladas intercalando com períodos de tempo seco.