Litoral alagoano tem 18 trechos impróprios para banho

Alagoas 24 Horas

O boletim de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira, 10, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), aponta que 18 trechos do litoral alagoano estão inadequados para banho.
De acordo com o IMA, dos 66 locais analisados 48 são considerados próprios para o banho e 18 impróprios. As amostras foram coletadas pelos técnicos do órgão ambiental entre as praias de Pontal do Peba e Maragogi nos dias 07 e 08 deste mês quando houve o registro de chuvas em todo litoral.
No litoral sul, apenas dois pontos, localizados no Rio São Francisco, em Piaçabuçu, em frente ao restaurante Boca do Rio e na Barra de São Miguel, a aproximadamente 300 metros da Foz do Rio Niquim, estão em desconformidade com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e apresentam má qualidade da água.
Maceió apresenta nove locais inapropriados para receber banhistas. Já no litoral norte, 23 áreas foram avaliadas. Destas, sete, localizadas na Praia de Maragogi, devem ser evitadas e 16 estão liberadas aos banhistas.
Um trecho é considerado impróprio quando apresenta na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL. Já o ponto próprio é quando 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água.
A recomendação do IMA é para que os banhistas evitem áreas que estejam diretamente sob influência de rios, canais e córregos.

 

 

Veja Mais

Deixe um comentário