Representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarhpi) de Palmeira dos Índios e Batalhão Ambiental, da Policia Militar, se reuniram na última sexta-feira (10) para avialiar a situação dos jacarés que vivem no Lago do Goiti e fazer um diagnóstico da situação.
Nos últimos dias, os animais foram vistos nas calçadas e ruas do entorno do Lago e causaram medo em que transitava por esses locais, resultando, inclusive, em capturas irregulares dos animais.
Vídeo: Populares capturam jacarés em Palmeira dos Índios
Mais um jacaré é capturado passeado por rua de Palmeira dos Índios; veja vídeo
A prefeitura informou que o Instituto SOS Caatinga está prestando apoio técnico e que o Instituto do Meio Ambiente de Alagos (IMA) já autorizou o manejo dos jacarés. Além disso, ficou decidido que Corpo de Bombeiros e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também deverão participas das ações.
O intuito é fazer uma operação e avaliar a possibilidade de retirada dos jacarés e dar um destino e solução corretos para eles.
A orientação, até lá, é que as pessoas não alimentem e nem se aproximem desses animais pois há risco de ataque, quando eles se sentem ameaçados, e isso pode provocar danos à saúde das pessoas. Quando notar a presença dos bichos a população deve entrar em contato com os órgãos ambientais.