Uma operação, deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (15), resultou na prisão de 10 pessoas, nas cidades de Maceió e Maribondo. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados devido a lei do Abuso de Autoridade.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que está coordenando a operação, o objetivo da ação é prender integrantes de uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas e porte e posse ilegal de arma de fogo.
Com base nas provas técnicas realizadas, a DEIC representou os mandados, que foram expedidos pela 17ª vara Criminal da Capital. Um dos mandados foram cumpridos em Maceió. O restante, em Maribondo.
Jabarandaia significa ‘manda chuva’ e deu nome a esta operação por conta de um dos criminosos alvo da operação ser o responsável por grande parte do abastecimento de drogas das regiões do Agreste e Sertão de Alagoas, sobretudo, na cidade de Maribondo. Este indivíduo foi preso em outra operação policial, mas seus aliados ficaram à frente das práticas criminosas em Maribondo.
Para o cumprimento dos mandados durante a operação integrada, foram empregados policiais militares do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). Já a Polícia Civil empregou policiais da DEIC, TIGRE, SERB. A operação contou também com a participação do Canil do 3º batalhão e do Grupamento Aéreo da SSP.