Em celebração ao feriado de Corpus Christi, festa religiosa que celebra o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, centenas de fiéis saíram em procissão na tarde desta quinta-feira, 16, pelas ruas do Centro de Maceió.
Durante o dia, houve missa e as ruas do Centro foram enfeitadas por voluntários com os tapetes de Corpus Christi.
“A festa de Corpus Christi tem um significado e uma importância muito grande para a comunidade católica, pois manifesta publicamente a sua fé na presença rica e real de Jesus. É a colocação da eucaristia para o mundo. Se há uma procissão a qual a comunidade católica é obrigada a participar será esta”, disse cônego Walfran Fonseca, reitor da Catedral de Maceió.
O cortejo saiu da Catedral de Maceió, seguiu pela Rua do Sol e foi encerrado na Igreja do Colégio Nossa Senhora do Amparo, no Farol, com a celebração de uma missa.
A celebração da Festa do Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecida como Corpos Christi foi originada na Idade Média quando surgiram as primeiras disputas doutrinais da Igreja. O Concílio de Latrão (1215) confirmou a doutrina da transubstanciação do pão e do vinho no corpo e sangue de cristo, confirmando assim a presença real de Cristo vivo. De modo que o sacerdote renova o sacrifício eucarístico na consagração durante a missa sempre que ele repete: “Este é o meu corpo… este é meu sangue”.