A comunicação é uma das áreas que oferecem inúmeras possibilidades de atuação. Quem segue carreira nela são conhecidos pela criatividade e versatilidade profissional. Entre os inúmeros segmentos, um deles, o de mídias – on-line ou off-line –, comemora hoje, dia 21, a sua importância no mercado. Esses profissionais atuam diretamente no planejamento, na execução, na definição das demais estratégias necessárias de veiculação dos anúncios e nas ações de marketing para atingir o público-alvo, seja de uma empresa ou de pessoas assessoradas.
Para trabalhar como profissional de mídia é preciso se graduar em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Marketing ou Relações Públicas e se dedicar a conquistar o seu espaço, afinal, não basta ser criativo, é preciso ser organizado, racional, carismático e ter a mente aberta para planejar as estratégias certeiras.
Sempre ativa nas redes sociais, a estudante de Publicidade e Propaganda Maria Lara Torres, 22, escolheu uma profissão que, além de lidar com a atuação direta com a área, entendesse os números por trás de todo esse universo. “Eu sempre gostei de redes sociais e de como ela pode ser usada para ajudar alguém. Ter um profissional que entenda como as mídias em geral funcionam, de como elas podem ser uma alavanca de sucesso de uma marca ou de uma empresa é o que deixa o aprendizado mais prazeroso. Eu estou no meu terceiro semestre e não vejo a hora de começar a colocar em prática tudo o que eu aprendo em sala de aula” afirma.
E a chegada da pandemia mostrou a importância de pensar fora da caixa e usar os meios de comunicação a seu favor aliando os seus conhecimentos ao que o público busca. Para Maria, a frequente presença das mídias sociais no dia a dia da população faz com que tudo seja consumido pelo público de forma rápida, por isso, unir os conhecimentos de ferramentas como o Google Anatytics ou UX (Experiência do Usuário) é um bom caminho para quem quer atingir uma boa reputação.
Além disso, ter a noção de como fazer um bom plano de mídia dimensiona e mensura os resultados através dos cálculos que podem ser feitos através dos dados obtidos. É um universo novo, mas com certeza ajuda a planejar, negociar e executar as ações de mídia com os clientes. Além de acompanhar a evolução do mercado e das tendências na mídia, todas essas características fazem com que o profissional de mídia seja reconhecido e valorizado.