Uma das referências do Nordeste no tratamento cirúrgico de doenças no quadril, a Santa Casa de Maceió participou de mais um curso de aperfeiçoamento. De 19 a 21 de junho, o ortopedista Hilton Barros, especialista na área, representou a instituição em um curso de dois dias no MARC Institute, em Miami, Estados Unidos.
O MARC Institute é um centro de treinamento de excelência internacional com mais de dez anos de atuação no mercado. Seu princípio básico consiste em permitir uma experiência real na prática dos procedimentos médicos usando os instrumentos e as técnicas mais modernas e avançadas disponíveis aos profissionais de saúde.
“O curso contou com a participação de cirurgiões de várias partes do Brasil, onde fizemos o treinamento de novas técnicas cirúrgicas e de laboratório com a dissecção anatômica de cadáveres, o que nos permitiu o reconhecimento de doenças com uma curva menor de aprendizado. Além disso houve a discussão de casos com cirurgiões americanos e brasileiros”, disse Hilton Barros.
Durante os dias de aula, o especialista apresentou casos realizados na Santa Casa de Maceió, com a discussão das condutas executadas entre os colegas do curso americano sobre o que tem sido realizado no centro cirúrgico do hospital alagoano.
“As técnicas que usamos na Santa Casa de Maceió para o tratamento dos casos complexos são equivalentes ao que há de mais moderno utilizado no mundo na área de cirurgia de quadril”, destacou o especialista.