Chuvas devem continuar em Alagoas; Semarh alerta para elevação do nível dos rios

Inmet

Inmet prevê mais chuvas na maioria dos municípios alagoanos. Fonte: Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas para Alagoas, com previsão de continuidade das chuvas na maioria dos municípios. Já a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu aviso hidrológico apontando para a elevação, principalmente, dos níveis dos rios Mundaú e Paraíba.

Algumas cidades já estão sofrendo com os efeitos das fortes chuvas e registraram alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos. 

Thiago Aquino/Cortesia ao Alagoas 24horas

Santana do Mundaú é uma das cidades onde já foram registrados alagamentos em diversos pontos. As águas do Rio Mundaú devem continuar subindo.

O Inmet emitiu dois alertas laranjas, que indicam situação meteorológica perigosa, para as cidades do leste, agreste e sertão do estado. Além de um alerta amarelo, que indica situação meteorológica potencialmente perigosa, para outros municípios do agreste e do sertão.

De acordo com órgão, a previsão vale até o sábado (2) e indica acumulados de chuvas entre 50 e 100mm/dia.

O aviso hidrológico da Semarh, atualizado às 14h, desta sexta-feira, 1º, aponta que o rio Mundaú e seus afluentes já ultrapassaram as cotas de transbordamento nos municípios de Santana do Mundaú e São José da Laje e que a tendência é que o rio siga subindo.

Além disso, com a previsão de continuidade das chuvas, União dos Palmares, Branquinha, Murici e Rio Largo estão em estado de atenção, pois o rio Mundaú pode ultrapassar a calha entre a tarde e noite de hoje.

Já o Rio Paraíba ultrapassou a cota de transbordamento em Paulo Jacinto e a tendência é de elevação com risco de transbordamento em Viçosa, Cajueiro, Capela e Atalaia.

No município de Quebrangulo, houve transbordamento na área urbana, decorrente da elevação do riacho Quebrangulinho.

Os rios Jacuípe, Santo Antônio, Camaragibe e Manguaba estão em elevação, com risco de transbordo de suas respectivas calhas; Existe risco de transbordamento dos pequenos rios e riachos das regiões ambientais do Litoral, incluindo a região metropolitana, e da Zona da Mata, devido ao acúmulo de chuva das últimas horas. Há possibilidade de elevação substancial do rio Traipú nas regiões do Agreste e Sertão Alagoano.

Há também, alerta da Marinha para ressaca do mar com ondas de até 2,5 metros. VEJA AQUI!

Veja Mais

Deixe um comentário