Os jacarés são frequentemente vistos como predadores primitivos. Répteis furtivos que esperam debaixo d’água para surpreender suas presas. Talvez seja por sua semelhança com os dinossauros, ou pelas imagens que os mostram capturando presas às margens de rios e lagos. A questão é que eles nunca desfrutaram de uma boa imagem na imprensa, no cinema ou nos desenhos animados.
No entanto, uma imagem registrada na última terça-feira (28) e que foi divulgada na quarta (29), e que está viralizando nas redes sociais, mostra como esses animais são fascinantes.
Um jacaré foi fotografado tomando sol tranquilamente às margens da lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), carregando 11 filhotinhos no corpo. O autor do flagrante foi Antônio Rodrigues, fotógrafo da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Segundo ele, a “grande família” estava posicionada próximo da portaria principal do Zoológico da capital mineira, no bairro Bandeirantes.
Segundo a PBH, os jacarés da Pampulha são monitorados constantemente. “Até o momento, foram identificados 20 animais adultos e 11 filhotes na bacia”, informou a Prefeitura, em nota enviada para a imprensa local.
De acordo com a PBH, a população de jacarés da Pampulha vem crescendo lentamente nos últimos anos. Um dos principais fatores que contribuem para esse crescimento é a baixa taxa de reprodução desses répteis. Um segundo é o fato dos indivíduos dessa espécie, quando filhotes, serem uma presa fácil para aves de grande porte que também têm a lagoa como habitat.