Uma nova pesquisa eleitoral foi divulgada, na noite dessa segunda-feira (4), e apontou o governador Paulo Dantas na liderança da corrida eleitoral para o Governo de Alagoas. O senador Fernando Collor, após a confirmação de sua candidatura, já aparece em segundo lugar.
A pesquisa realizada pelo Instituto DataSensus, em parceria com o portal 7Segundos, entrevistou 5.026 eleitores, em 99 municípios alagoanos durante os dias 30 de junho e 2 de julho. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob os códigos: AL-00847/2022 e BR-06810/2022.
O levantamento apontou que, o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) caiu da primeira para a 3ª colocação, caindo cerca de 7 pontos percentuais no cenário estimulado.
Outro pré-candidato que também caiu nas pesquisas foi o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD).
AMOSTRA ESPONTÂNEA
Com a confirmação das pré-candidaturas de Paulo Dantas, Fernando Collor, Rodrigo Cunha e Rui Palmeira, o número de indecisos caiu com relação a última pesquisa divulgada pelo mesmo instituto. Em junho, o número de eleitores que não sabiam em que votar era de 77,2%. Agora em julho, caiu para 64,1%.
No mesmo cenário, Paulo Dantas e Fernando Collor tiveram crescentes; Rodrigo Cunha manteve a mesma pontuação e Rui Palmeira caiu.
Confira os números
- Indecisos – 64,1%
- Paulo Dantas – 15,6%
- Fernando Collor – 6,5%
- Rodrigo Cunha – 5,2%
- Rui Palmeira – 2,3%
- Outros candidatos – 1,7%
- Branco ou nulo – 4,6%
AMOSTRA ESTIMULADA
O cenário estimulado registrou o crescimento de Paulo Dantas, acima da margem de erro. Collor, que na última pesquisa não estava entre os nomes sugeridos, apareceu agora com quase 20%. Rodrigo Cunha e Rui Palmeira caíram 7% e 8%, respectivamente. Mônica Carvalho (Solidariedade), Professor Cícero Albuquerque (PSOL) e Regis Cavalcante (Cidadania) também pontuaram.
Confira os números
- Paulo Dantas – 26,6%
- Fernando Collor – 18,8%
- Rodrigo Cunha – 17,8%
- Rui Palmeira – 11,9%
- Mônica Carvalho – 1,3%
- Cícero Albuquerque – 1,2%
- Regis Cavalcante – 0,9%
- Brancos e nulos – 6,9%
- Não sabe ou não opinou – 14,6%