As vendas de veículos novos no Brasil tiveram queda de 14,53% no primeiro semestre de 2022, mostram os resultados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) nesta terça-feira (5).
No acumulado do ano, foram emplacadas 917.942 novas unidades no país, entre carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. O g1 não contabiliza motos e implementos rodoviários.
No mesmo intervalo de 2021, os emplamentos somavam 1.073.937 unidades. Ao fim do ano, as vendas de veículos novos no Brasil tiveram alta de 2,98% em 2021 contra o ano anterior.
A maior queda foi no segmento de comerciais leves, com recuo de 16,89%. Caminhões tiveram queda de 1,22% e ônibus, de 1,31%.
Mas o grosso da redução foi puxada pela queda de 15,04% para automóveis, que representam quase 75% do mercado. Foram vendidos 683.173 carros, contra um resultado de 804.141 no ano passado.
Os resultados foram apresentados em coletiva de imprensa na sede da Fenabrave, zona sul de São Paulo.
Projeções
Com os resultados ruins do semestre em mãos, a Fenabrave atualizou as projeções do mercado para 2022. Em janeiro, a entidade esperava um avanço de 4,6% no ano. Agora, a expectativa é de crescimento zerado.
São esperados 2.119.918 emplacamentos, contra 2.119.426 do ano passado. Para automóveis, deve haver redução de 0,5%. Caminhões devem ter desempenho estável, enquanto comerciais leves (1,8%) e ônibus (2,8%) sobem sensivelmente.