“Impossível fraudar urna”, diz presidente do TRE-DF, Roberval Belinati

Roberval Belinati afirmou que 6 mil integrantes das forças de segurança trabalharão para que a votação transcorra bem na capital federal

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, disse que a população de Brasília “não precisa ter medo das eleições”. Ele afirmou que as urnas eletrônicas são, sim, seguras.

Belinati tomou posse como presidente do TRE-DF em abril de 2022. Ele já integra o Poder Judiciário da capital federal há 33 anos, onde foi juiz e agora desempenha a função de desembargador.

O presidente do TRE-DF visitou a redação do Metrópoles na quinta-feira (7/7), e concedeu entrevista ao portal, na qual afirmou que todas as perícias realizadas para constatar a segurança chegaram à mesma conclusão: “É impossível fraudar a urna eletrônica.”

“Essa história de que a urna não seria tão segura e de que há possibilidade de fraude eu respondo da seguinte maneira: acredito que isso faz parte de um discurso político de determinado candidato. E nós respeitamos. Cada candidato tem o direito de falar o que bem entender. Mas nós passamos para a população que as urnas são seguras. Pode votar tranquilo, seu voto vai ser computado”, declarou Belinati.

Presidente do TRE-DF sugere ao TSE eleições virtuais no exterior

Segundo o presidente do TRE-DF, 6 mil integrantes das forças de segurança vão atuar para que as eleições transcorram tranquilamente no DF. A força-tarefa terá policiais federais, civis e militares, além de agentes do Detran e bombeiros.

Belinati tem se reunido com representantes dos órgãos de segurança para tratar das estratégias para o dia da votação.

“Nós queremos momentos de confraternização nessas eleições. Vamos transformar a nossa eleição em festa da democracia, um momento das pessoas se reunirem felizes para escolherem seus representantes. Não é momento de briga e de confronto. Vamos aproveitar a oportunidade para escolhermos os melhores políticos”, disse.

Belinati também falou sobre eleições no exterior, medidas contra Covid nos locais de votação, uso de drones para fiscalização contra irregularidades e relação com os partidos políticos.

Fonte: Metrópoles

Veja Mais

Deixe um comentário