Rio de Janeiro – Uma idosa de 81 anos foi morta após um ataque de pit-bull na manhã desta sexta-feira (15), em Nilópolis, na Baixada Fluminense do Rio. Joselina Cerqueira estava a caminho da igreja quando foi atacada pelo cachorro do vizinho, que deixou o portão aberto.
Algumas pessoas tentaram ajudar a mulher, mas, segundo testemunhas, tudo aconteceu muito rápido: “Não teve tempo de reação. Quando cheguei não tinha o que fazer, já estava em óbito”, disse Júlio, filho de Joselina, ao RJ1.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o ataque aconteceu às 7h na Rua Elizeu de Alvarenga. A equipe de resgate encontrou Joselina Cerqueira morta no local.
Segundo os moradores da região, o pit-bull pertencia a um vizinho da vítima. O animal escapou após o homem deixar o portão aberto. Segundo o filho da idosa, a mãe estava indo para a igreja.
De acordo com a PM, a equipe do 20° BPM foi acionada para checar o ataque de um cão a uma mulher na Rua Elizeu de Alvarenga, em Olinda. Chegando ao local, os policiais encontraram a vítima já sem vida.
A 57ª DP, Nilópolis, investiga o ataque. O proprietário do animal e uma testemunha foram conduzidos à delegacia.
Ataques frequentes
Pelo menos quatro ataques por pit-bulls foram registrados recentemente. No final de junho, a gestante Paula da Mata Lima, de 34 anos, precisou entrar em luta corporal com seus cachorros para proteger a filha, de 8 anos. A menina foi atendida no Hospital Estadual Alberto Torres, ficou ferida na cabeça e na orelha.
Já no mês de junho, também na Baixada Fluminense, o menino Nicolas Paz Vieira Souza do Nascimento, de 9 anos, foi atacado por um pit-bull. O menino, que é morador de São João de Meriti, passou por cirurgia de reconstrução da panturrilha.
No início de junho a passeadora de cães Vera Lúcia Souza de Oliveira, de 50 anos, presenciou um pit-bull atacar um boxer no Leblon, zona sul do Rio. A mulher acabou machucando o joelho ao tentar defender o cachorro.
Já em Vila Isabel, na zona norte do Rio, um pitbull sem focinheira matou um yorkshire que passeava com seu dono.