Fabián Balbuena está de volta ao Corinthians. O clube anunciou nesta segunda-feira (18) em suas redes sociais o retorno do zagueiro de 30 anos. O paraguaio acertou com o clube paulista até junho de 2023 após suspender por um ano seu contrato com o Dínamo de Moscou (RUS), onde tem vínculo até 2025.
Após passar alguns dias descansando com a família no Paraguai, o defensor desembarcou no Brasil na última sexta-feira para realizar exames médicos e assinar contrato no Parque São Jorge.
A decisão do jogador de deixar temporariamente o clube de Moscou se baseia na resolução da Fifa que autorizou atletas que atuam em ligas da Rússia e da Ucrânia a suspenderem seus vínculos até junho de 2023, ainda tendo em vista o conflito existente entre os países.
A volta do paraguaio acontece por conta do desejo do Timão para reforçar o elenco na reta final de 2022, que terá todo o segundo turno do Campeonato Brasileiro e ainda as fases mata-mata da Conmebol Libertadores, diante do Flamengo, e da Copa do Brasil.
A busca por um zagueiro se intensificou no Corinthians com a saída de João Victor, negociado com o Benfica. O jovem, formado nas categorias de base, rendeu 8 milhões de euros (cerca de R$ 44 milhões) aos cofres do Timão, que detinha 55% dos direitos econômicos do jogador.
O clube ainda contou com o retorno do uruguaio Bruno Méndez, que estava emprestado ao Internacional.
O Corinthians fechou a chegada do centroavante Yuri Alberto, que acertou com o Timão em uma troca que levou o goleiro Ivan e o meia-atacante Gustavo Mantuan ao Zenit, da Rússia. As negociações foram acertadas por empréstimo de uma temporada.
Aos 30 anos, Balbuena defendeu o time do Parque São Jorge entre 2016 e 2018, conquistando um título do Campeonato Brasileiro (2017) e dois do Campeonato Paulista (2017 e 2018). O paraguaio deixou o clube para defender o West Ham, na Premier League.