Copa do Brasil: Entenda a confusão no sorteio dos mandos contra o Athletico-PR que revoltou torcida do Flamengo nas redes sociais

Nesta terça-feira (19), a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) sorteou os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil 2022.

Um dos duelos de destaque será entre Flamengo e Athletico-PR, que voltam a se enfrentar depois de embates em 2019 e 2021.

A definição deste confronto, porém, gerou muitas reclamações entre flamenguistas nas redes sociais, devido a uma “inversão” ocorrida entre as equipes.

Na hora do sorteio, a bolinha do Athletico-PR foi tirada antes da do Fla. Com isso, os paranaenses deveriam ter ficado no topo da chave, o que significa que, na teoria, fariam o confronto de ida na Arena da Baixada.

No entanto, após a pausa feita pela CBF antes do sorteio dos mandos de campo, houve uma inversão no painel sem aviso prévio: o Flamengo passou a aparecer em cima, e o Athletico foi para baixo. Dessa forma, o primeiro jogo passou para o Maracanã.

Segundo apurou a repórter Roberta Barroso, da ESPN, com fontes da CBF, isso aconteceu porque times da mesma cidade (no caso, Flamengo e Fluminense) têm que ter o mando invertido, o que já é padrão na competição.

Explica-se: a mudança de posições entre Furacão e Fla aconteceu porque haverá outro jogo no Rio de Janeiro: Fluminense x Fortaleza. Como não pode haver duas partidas no Maracanã no mesmo dia, uma alteração teve que ser feita com o clube da Gávea, que foi a última bolinha sorteada em todo o processo.

Na sequência, foi feito o sorteio dos mandos, com bolinhas pares e ímpares. Se um número ímpar fosse pego, a ordem da tela seria mantida (Flu decidindo no Maracanã, Flamengo na Arena da Baixada); se fosse par, o mando seria invertido (Flu decidiria em Fortaleza, Flamengo no Maracanã).

Como a bola pescada foi ímpar, a ordem estabelecida foi mantida; o Tricolor jogará a volta no Maracanã, enquanto o Fla atuará na Arena da Baixada.

Em nota oficial (leia completa abaixo), a CBF salientou que tudo foi feito dentro do “procedimento padrão”.

Vale lembrar que, ao contrário das fases anteriores, não há mais sorteios de jogos na Copa do Brasil daqui em diante. Ou seja: as chaves estão formadas.

Na chave 1, quem passar de Atlético-GO x Corinthians pega o ganhador de Fortaleza x Fluminense.

Já na chave 2, quem triunfar em São Paulo x América-MG encara o vitorioso entre Fla e Athletico-PR.

A competição terminará no dia 19 de outubro, e o grande campeão, além de um ótimo prêmio em dinheiro, ganha também uma vaga na próxima Conmebol Libertadores.

Veja todos os confrontos*:

CHAVE 1

– Atlético-GO x Corinthians*

– Fortaleza x Fluminense*

CHAVE 2

– São Paulo x América-MG*

– Flamengo x Athletico-PR*

*Times com asterisco jogam a volta em casa

Confira a nota da CBF sobre a confusão:

No sorteio das quartas de final da Copa Intelbras do Brasil 2022, foram definidos os confrontos e mandos de campo da próxima fase da competição.

Como procedimento padrão, após a definição dos duelos, os times da mesma cidade foram reunidos no chaveamento para que houvesse uma alternância na ordem de quem mandaria os jogos em casa e fora.

Por isso, as partidas Fluminense x Fortaleza e Athletico Paranaense x Flamengo foram relacionadas. Como o Fla foi sorteado depois, sua posição no gráfico de confrontos foi ajustada. No sorteio dos mandos, a bola ímpar determinou que a ordem vista na tela seria mantida, com o Fluminense decidindo como mandante e o Flamengo como visitante.

O mesmo cenário já se repetiu no sorteio das oitavas de final, quando a posição do Flamengo no confronto com o Atlético Mineiro foi trocada, posicionando o Fla como mandante na volta, e a de Fluminense x Cruzeiro permaneceu como estava, deixando o Flu como visitante na volta.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário