Real Madrid contrata brasileiro de 15 anos, promessa do futebol de base na Espanha; conheça a joia

Arquivo Pessoal

O Real Madrid acertou neste mês a contratação de Emanuel Benjamin, lateral-direito brasileiro de apenas 15 anos, que já se integrou à base do clube. O jogador se destacou pelo Getafe na temporada 2021/22 das categorias inferiores do futebol espanhol e assinou com os merengues até 2025, com possibilidade de mais um ano. Sevilla, Villarreal e Leganés também manifestaram interesse no jovem, que já estava sem vínculo federativo com o Getafe.

Emanuel está na Espanha desde 2018, quando sua família se mudou para Madri. Natural de Blumenau, onde começou no futsal do Spaca Blu e da AD Hering, o garoto iniciou na capital espanhola em escolinhas da Complutense e chamou atenção do Rayo Vallecano, que o recrutou em 2019.

Atuando como atacante, marcou 27 gols e deu 18 assistências em 29 partidas pela equipe – foi, inclusive, convocado para a seleção madrilenha de sua categoria. Pelo Getafe, já recuado como lateral, foram sete gols e nove assistências em 24 jogos.

A legislação espanhola impede que Emanuel, nascido em 14 de março de 2007, receba salários por ser menor de 16 anos. Por isso, em seu primeiro ano de contrato, o acordo se restringe a direitos de imagem. Assim que completar 16 anos, o vínculo se tornará profissional.

Jeferson Balbinot, pai de Emanuel, tem ainda dois filhos mais novos (Miguel, de seis anos, e Samuel, de oito), que atuam nas escolinhas do Atlético de Madrid. Nesta semana, a família fechou com o empresário e advogado Luis Fernando Pamplona Novaes, que será o responsável pela gestão da carreira de Emanuel, ao lado do ex-zagueiro Naldo (Werder Bremen, Wolfsburg, Schalke 04 e Monaco).

“Quem nos ajudou no início foi o Víctor Sánchez, ex-jogador do Super Depor, que conheci por acaso em uma corrida de Uber”, conta Jeferson, que trabalha como motorista do aplicativo. “Ele fez o contato com o Real Madrid, que pediu para esperar e não aceitar as outras propostas. Em um domingo pela manhã, recebi a proposta do clube”, completa.

A mudança de Blumenau para Madri foi elaborada durante quatro anos por Jeferson, que chegou a se profissionalizar como jogador de futsal, mas encerrou a curta carreira em Santa Catarina por causa de lesões. Ele montou um projeto de vida para toda família se mudar para a Espanha, focando na possibilidade de seus filhos jogarem futebol. “Sempre falo para o Emanuel que não pode ser um sonho meu, tem que ser um sonho dele”, lembra.

O início não foi fácil, principalmente na escola, onde Emanuel sofreu para se adaptar por ser estrangeiro. O apoio dos pais, principalmente da mãe, Marcela, que trabalhava como professora no Brasil, foi fundamental. Hoje, Emanuel fala fluentemente espanhol e inglês, além de já ter o básico de francês também.

Emanuel possui passaporte italiano e, por morar há quatro anos na Espanha, já possui direito à cidadania espanhola também. De qualquer modo, sonha com a seleção brasileira, que tem convocação para o sub-15 em outubro. Pelo Real Madrid, o lateral-direito, que mora no pueblo de Meco, ao norte da capital, jogará na categoria Cadete A. Os treinos começam em meados de agosto.

Veja Mais

Deixe um comentário