Golpistas pedem dinheiro para atendimento em unidades públicas de saúde

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche da Barra emitiu, nesta terça-feira, 16, um comunicado classificado como urgente, para alertar sobre um golpe aplicado utilizando o nome da unidade de saúde. Segunda a nota, o crime consiste em pedir dinheiro para familiares de pacientes que receberam alta médica ou estão aguardando regulação na unidade.

Por meio de mensagem de aplicativo ou ligação telefônica, os golpistas cobram uma quantia de R$ 750,00 para realização de exames complementares ou custeio do transporte para transferência hospitalar do paciente. Um golpe com as mesmas características estava sendo aplicado na UPA do Benedito Bentes, em julho deste ano e de acordo com a Assessoria, o crime já é conhecido em várias unidades da rede SUS em todo o país.

A organização social responsável pela gestão compartilhada da UPA Trapiche da Barra, o Instituto de Saúde e Cidadania (Isac), informou que já registrou Boletim de Ocorrência sobre e orienta que, caso alguém receba este tipo de abordagem, também registre o fato na delegacia.

A nota ressalta ainda que as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) são totalmente gratuitas e custeadas com recursos públicos do município, Estado e Sus. “Desta forma, todos os serviços oferecidos nessas unidades são de graça. Os colaboradores que atuam nos estabelecimentos de saúde do SUS jamais entram em contato com pacientes ou familiares por Whastapp e ligação para pedir dinheiro. Quem receber essas ligações também pode comunicar o golpe no telefone do SAU -Serviço de Atendimento ao Usuário do ISAC: (63) 9 8467 9515”, diz o trecho final do comunicado.

Veja Mais

Deixe um comentário