A Coligação Alagoas Merece Mais, dos candidatos Rodrigo Cunha (União), governador, e Jó Pereira (PSDB), vice, impetrou, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nesta segunda-feira (22), ação com efeito de liminar pedindo a cassação da chapa do candidato Paulo Dantas e seu vice, Ronaldo Lessa, por uso indevido de bem público em campanha antecipada.
Conforme a ação, em 6 de agosto último, o atual governador Paulo Dantas, o deputado e candidato à reeleição, Ronaldo Medeiros, e a vereadora por Mata Grande, Laís Brandão, que também candidata à vaga na Assembleia Legislativa de Alagoas, utilizaram helicóptero da Segurança Pública de Alagoas (SSP) para viagem de Maceió a Mata Grande, onde participaram de ato de campanha e promoção da candidatura de Paulo Dantas. A ação também pede pagamento de multa que varia de 5 mil a 10 mil UFIR.
“Fica evidente quando da análise dos vídeos ora anexados, bem como das imagens reproduzidas, extraídas do perfil pessoal da representada Laís Brandão mantido na rede social instagram (https://www.instagram.com/laislbrandao/), nas quais se pode constatar a existência de bandeiras, adesivos, bonés e outros materiais contendo as imagens de então pré-candidatos, inclusive com jingles e slogans de campanha.
A ação movida ontem no TRE lembra, ainda, que a viagem de Paulo Dantas a Mata Grande, em helicóptero da SSP, portanto da Administração Pública Estadual, desequilibra as forças na corrida eleitoral.
“É que restou sobejamente demonstrado o uso, em benefício dos candidatos representados, de bem móvel pertencente à administração direta do Estado de Alagoas, circunstância apta a provocar indevido desequilíbrio no certame, notadamente por meio da desigualdade de oportunidade entre os candidatos”, diz a peça.