Um novo protesto voltou a fechar a Ladeira dos Martírios, no Centro de Maceió, na tarde desta terça-feira, 23. O motivo é a dificuldade de recebimento do auxílio chuvas.
O grupo, formado por moradores do bairro Vergel do Lago e Levada, alega que ainda não teve acesso ao dinheiro e passa por dificuldade por conta disso.
Como forma de chamar a atenção das autoridades eles resolveram bloquear a via, que fica localizada no cruzamento entre as ruas Melo Moraes e Fernandes de Barros, ateando fogo a pneus e entulhos.
A grande quantidade de fumaça preta que tomou conta do céu chamou atenção a quem passava pela região, além de causar congestionamento na localidade. Alguns motoristas chegaram a forçar passagem enquanto o grupo organizava a manifestação.
Militares do Centro de Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária (CGCDHPC) da Polícia Militar esteve no local e conseguiu mediar um entendimento entre população e prefeitura de Maceió, através do secretário de Assistência Social de Maceió (Simas), Claydson Moura, que garantiu entendicomento junto com a Caixa Econômica Federal para resolver os trâmites restantes para regularização dos pagamentos.
Segundo informações o pagamento já teria sido disponibilizado em uma agência bancária da capital alagoana, porém os moradores não puderam ter acesso ao dinheiro pelo fato da prefeitura não ter disponibilizado a lista com o nome dos beneficiários.
Com o entendimento, os manifestantes concordaram em liberar a via e o Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para controlar o fogo e fazer a limpeza dos entulhos.
A prefeitura de Maceió se manifestou sobre o ato ocorrido hoje. Confira na íntegra:
A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na semana passada o pagamento da segunda parcela do auxílio aos desabrigados por conta das chuvas, por meio do aplicativo Caixa Tem, e aqueles que não possuem conta na Caixa ou estão com alguma restrição ou pendência na conta terão a situação regularizada para receber o valor nos próximos dias.
Segundo protesto
Esta é a segunda manifestação realizada no Centro de Maceió relacionado ao auxílio chuvas. Na última sexta-feira (19), situação semelhante aconteceu no mesmo local, causando engarrafamento em diversas regiões próximas.
Protesto por dificuladade de recebimento de auxílio deixa trânsito lento no Centro; Vídeos
Naquela situação o Governo de Alagoas informou que o pagamento do auxílio está sendo realizado de acordo com o período em que as famílias foram cadastradas e que nesta semanaa primeira, segunda e terceira parcela seriam pagas a partir da próxima quinta-feira (25), o que beneficiaria a 20 mil famílias.