O Saúde da Gente, maior programa de saúde itinerante do Brasil, chega na próxima segunda-feira (5) a novos locais de Maceió. Com cinco frentes de atuação e mais de 200 profissionais envolvidos, o programa já realizou mais de 20 mil atendimentos em diversos pontos da cidade, levando assistência para comunidades em situação de vulnerabilidade social. Os serviços ficam disponíveis no novo local até o próximo dia 11 de setembro.
A frente de Saúde da Mulher funciona nesta semana no Conjunto José da Silva Peixoto, no Jacintinho, oferecendo as mulheres do bairro atendimentos como exame de citologia, consultas clínicas, ginecológicas, de enfermagem, mamografias, ultrassom, exames laboratoriais, orientações sobre pré-natal, planejamento familiar, entre outros.
Já a frente de Saúde Infantil passa a atender as crianças do Conjunto Denisson Menezes, na Cidade Universitária, oferecendo serviços como vacinação, atendimento médico pediátrico, enfermagem, oftalmologia, atendimento psicológico, oftalmologia, coleta de exames, puericultura, encaminhamento para teste do pezinho e da orelhinha para as Unidades de Saúde.
A assistência aos animais continua sendo prestada pela frente de Saúde Animal, que disponibiliza vacinação antirrábica, atendimentos clínicos e vermifugação, de domingo a domingo, de 8h às 20h. Desta vez, esses serviços serão levados a Fernão Velho (Praça São José), ao Conjunto Santos Dumont (Cidade Universitária) e ao Residencial Parque dos Caetés, no Benedito Bentes II.
A população que reside nas comunidades da capital também está sendo beneficiada com o programa. Na próxima semana, a frente de Saúde nas Comunidades chega às seguintes localidades: Comunidade Santo Amaro (Ouro Preto); Comunidade Pau D’Arco (Jacintinho); Comunidade Antares (Antares); Comunidade Esperança (Benedito Bentes); Comunidade Bom Destino (Barro Duro); Comunidade Samambaia (Serraria); Comunidade Moenda (Feitosa); Comunidade Santa Rosa de Lima (Feitosa) e Comunidade Divaldo Franco (José da Silva Peixoto). Estes locais receberão atendimentos por uma equipe multiprofissional – enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais.
Os serviços da frente de Saúde Mental continuam ocorrendo de forma descentralizada nas clínicas itinerantes, de forma domiciliar ou mesmo encaminhados para as Unidades de Saúde quando necessário.
Acesso aos serviços
Os atendimentos do Saúde da Gente funcionam de domingo a domingo, das 8h às 20h e permanecem em cada localidade por um período de sete dias. Para ter acesso aos serviços, basta o cidadão apresentar um documento com o número do CPF e cartão do SUS.
Atendimento em cada uma das frentes
Saúde da Gente Pediatria
Atendimento Pediátrico: todos os dias de 9h às 19h;
Psicólogo: todos os dias de 9h às 19h;
Oftalmologia: segunda, quarta, sexta e sábado: das 9h às 13h e quinta-feira de 13h às 17h;
Dentista: Segunda a sexta, de 9h às 16h;Saúde da Gente Mulher
Teste rápido – terça (tarde – 14-17h), quarta, quinta e sexta (manhã – 09-12h)
Ginecologista – de segunda a domingo – 9h às 19h
Clínico geral – de segunda a sexta – 9h às 18h
Ultrassonografia – quinta (tarde – 12:30) e sábado (manhã- 09:00)
Citologia – todos os dias (08-20h)
Exames laboratoriais – sexta-feira (manhã – 08-11h)
Cadastro Único – terça a sexta (09-16h)Saúde da Gente Pets
Vacinação antirrábica, consulta clínica e vermifugação – Domingo a domingo. Das 8h às 20h.