Moradores do município de Anadia, distante 88 quilômetros da Capital alagoana, relataram terem sentido e ouvido tremores de terra na tarde dessa quinta-feira (15). O fenômeno foi confirmado hoje pelo Laboratório de Sismologia (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
De acordo com o órgão, o abalo sísmico atingiu 1.8 de magnitude e não causou danos. Em vídeo gravado e exibido pela TV Pajuçara, o geofísico Eduardo Menezes explicou que eventos dessa natureza são comuns no Nordeste mas que, muitas vezes, não trazem perigo para os moradores das regiões afetadas.
O cientista confirmou também que quando eventos como esse ocorrem, as defesas civis municipal e estadual são avisadas para registro de qualquer evento decorrente dele, mas que na maioria das vezes, eles ocorrem sem que a população perceba.
“Ontem o laboratório registrou através das estações um evento sísmico na região de Anadia, em Alagoas. Esse tremor teve sua magnitude calculada em 1.8. Essas informações foram passadas para a Defesa Civil do estado. Tremores nessa ordem de grandeza em algumas regiões são percebidos, até pela localização desse vento em especial, que foi próximo à cidade. Esses eventos são provocados por falhas geológicas que entram em atividade e geram essas vibrações. A população pode ficar tranquila que o tremor nessa ordem de grandeza não traz risco. São eventos comuns no Nordeste e recorrentes em várias partes”, disse.