No dia 8 de outubro, especialistas de diversas áreas se reúnem em Maceió para falar sobre as “Novas tecnologias e inovações” do tratamento realizado com oxigênio puro. Promovidas pela Hiperbárica Santa Casa, as palestras fazem parte do 2º Simpósio Alagoano de Medicina Hiperbárica Santa Casa de Maceió e serão realizadas no Centro de Convenções do Hotel Intercity, na Ponta Verde.
Baseado na respiração de oxigênio em grande quantidade dentro de um local com pressão atmosférica mais elevada do que no ambiente normal, o tratamento hiperbárico é muito utilizado em pacientes com problemas de cicatrização causadas por descontrole da diabetes ou queimaduras, porém ele vai mais além.
Dentro da programação do simpósio, os médicos Ajax Caldas, Bruno Freitas, André Araújo, Bianca Oliveira, Pedro Henry, Luiz Carlos, Fernando Maia e as enfermeiras Talitha Santos e Sílvia Karla mostrarão as novas aplicações do tratamento hiperbárico em casos de pacientes com problemas após cirurgias plásticas e de atletas de baixo ou alto rendimento com lesões musculares.
“Queremos mostrar que o paciente é multidisciplinar e o tratamento com oxigênio puro funciona em conjunto com a tecnologia dos curativos mais modernos que existem. Para tanto, traremos profissionais com grande atuação em suas especialidades que mostrarão como essa ferramenta pode auxiliar na recuperação de pacientes com diversos tipos de complicações”, destacou André Peixoto, clínico intensivista e nutrólogo do serviço.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica, entre outros benefícios, o oxigênio produzirá uma série de efeitos terapêuticos, como “potencializar a ação de alguns antibióticos, tornando-os mais eficientes no combate às infecções, ativando células relacionadas com a cicatrização de feridas complexas”.
O efeito é possível porque o oxigênio é respirado sem a necessidade de nenhum equipamento e age por dentro do corpo, estimulando a resposta imunológica em diversos níveis, para promover a cicatrização de feridas complexas, bem como de alguns tipos de infecções, sempre auxiliando cirurgias, antibióticos, curativos e outras condutas médicas.
Além da medicina do esporte e cirurgia plástica, o evento também tratará do que existe de mais novo no tratamento de pessoas com grandes queimaduras. “No Brasil, por exemplo, a maioria dos grandes Centros de Tratamento de Queimados (CTQs) passou a colocar em seus serviços uma câmara hiperbárica para acelerar o processo de cicatrização ou minimizar o processo de recuperação do paciente”, reforça Peixoto.
Direcionado a médicos de diversas especialidades, enfermeiros, profissionais de saúde e suporte ao paciente, além de estudantes de Medicina e Enfermagem em conclusão de curso, as inscrições do 2º Simpósio Alagoano de Medicina Hiperbárica Santa Casa de Maceió devem ser realizadas no site do evento (https://www.even3.com.br/2sdmhscdmntei2022/).