PMs espancam jovem com socos, chutes, golpes de cassetete e spray de pimenta

Um jovem foi espancado por policiais militares no Cais de Santa Rita, no Centro do Recife. Vídeos enviados para o WhatsApp a TV Globo mostram o momento em que ao menos seis PMs partem para cima do rapaz, que é atingido por murros, chutes, golpes de cassetete e jato de spray de pimenta.

O caso é investigado pela Secretaria de Defesa Social (SDS). A Corregedoria-Geral da pasta informou que abriu uma apuração preliminar (veja nota no fim da matéria).

O flagrante foi registrado por testemunhas na noite de sexta (23), mas o caso ganhou repercussão nas redes sociais nesta segunda (26).

Um jovem compartilhou as imagens no Instagram e disse que um amigo dele filmou as agressões. Ele disse que chegou a retirar as informações das redes sociais, por temer represálias.

PMs são flagrados agredindo jovem em terminal de ônibus no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp

Segundo essa pessoa, tudo aconteceu quando o rapaz espancado tentava argumentar com os policiais que não era verdadeira a denúncia de que ele fazia parte de um grupo que não teria pago passagem no coletivo.

Esse jovem, que preferiu não ser identificado, contou que o grupo foi retirado do ônibus por suspeita de tentar andar no coletivo sem pagar.

O rapaz que aparece no vídeo de camisa azul estaria dizendo aos PMs que era inocente e que não tinha envolvimento com nenhum grupo.

“Estamos cansados. Esse é o tratamento da Polícia Militar de Pernambuco com jovens de periferia. Isso tudo porque alguns deles não pagaram passagem para entrar no ônibus. O de azul pagou, foi reivindicar e foi expulso do ônibus. E esse foi o resultado. Uma verdadeira covardia”, escreveu a pessoa no Instagram.

Imagens fortes

Jovem de camisa azul é espancado por PMs no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp

No vídeo, é possível acompanhar o momento em que o rapaz, que não teve o nome divulgado, fala com os policiais. As imagens são fortes.

A primeira agressão parte de um policial que usa óculos. Ele dá uma tapa nas costas do rapaz. Esse mesmo PM tira um tubo do bolso da camisa e dispara jatos contra a vítima.

Nesse momento, outro policial desfere pelo menos três golpes de cassetete no jovem. Outros PMs participam das agressões com murros.

Outro vídeo mostra o jovem de camisa azul caído no chão. Os PMs estão em volta dele, chutando e dando muros. Um dos policiais desfere os golpes na vítima, que está deitada.

O que diz o governo

Por meio de nota, a PM afirmou que o comando do 16º BPM “tomou conhecimento do vídeo que está circulando nas redes sociais”.

Disse, ainda, que “identificou os policiais envolvidos na ocorrência no Cais de Santa Rita e abriu procedimento administrativo para apurar os fatos”.

Ainda segundo a SDS, a vítima não tinha ido até a sede da Corregedoria-Geral até o início da tarde desta segunda.

A secretaria disse que está “à disposição para tomar o depoimento da vítima e testemunhas para, desta forma, iniciar a investigação disciplinar dos fatos contidos no vídeo”.

A queixa pode ser prestada todos dias da semana, nas 24 horas do dia, no endereço do órgão, na Avenida Conde da Boa Vista, 428. Informações e orientações pelo fone (81) 3184-2714

O g1 entrou em contato com o Grane Recife Consórcio, gesto do sistema, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Fonte: G1 PE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos