O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Otávio Leão Praxedes, concedeu entrevista coletiva na manhã deste domingo (2) para avaliar a abertura da votação no Estado. No primeiro balanço, Praxedes destacou o início tranquilo do processo de votação em Alagoas.
Para o desembargador, a justiça eleitoral, que completa 90 anos de existência, planejou este pleito com antecedência para que tudo ocorra dentro de um ambiente de normalidade. Praxedes salientou, ainda, que a urna eletrônica, alvo de tantos ataques, completa 26 anos, e é orgulho para a democracia brasileira.
O presidente aproveitou a coletiva para agradecer a atuação dos juízes e promotores eleitorais, dos servidores, além das entidades como Exército, Ordem dos Advogados do Brasil e forças de segurança do Estado.
Praxedes informou que o tribunal está atento a qualquer descumprimento das determinações da Justiça e que solicitou à Polícia Federal a visita a locais onde houve derramamento de santinhos. Segundo o presidente da corte, os responsáveis podem ser punidos com multas e até impedimento de concorrer a outros pleitos. O pleno se manterá em sessão permanente até o encerramento das votações e o presidente do TRE segue para a sede da OAB, instituição parceira, onde ocorre votação paralela. A
Ainda durante a manhã, o TRE confirmou que subiu para 42 o números de urnas eletrônicas substituídas em todo o Estado.