Vazamento de amônia intoxica ao menos 10 pessoas na Grande BH; local é evacuado

6 vítimas foram encaminhadas para unidades de saúde. As outras foram liberadas após atendimento.

 

Funcionários e curiosos acompanham do lado de fora — Foto: CBMMG

O vazamento de amônia, substância tóxica, provocou a intoxicação de 10 funcionários da empresa de alimentos Ave Nova, localizada na avenida Nova York, no bairro Capelinha, em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta terça-feira (4). Outras cinco pessoas foram atendidas no local e liberadas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o vazamento da substância aconteceu por volta de 13h, no setor de máquinas, onde ficam tubulações de resfriamento. De acordo com os militares, as vítimas atendidas apresentaram sintomas como irritação das vias aéreas e pele, além de náuseas.

Os bombeiros avaliaram como intoxicação leve, mas se o tempo de exposição à substância fosse maior haveria risco de morte. Houve pânico na hora de evacuar o local.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Betim, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fez o atendimento de 10 vítimas, dois homens e oito mulheres, sendo uma delas gestante. Destas, cinco foram encaminhadas para a UPA Petrolândia, em Contagem, quatro foram encaminhadas para a UPA Teresópolis e a gestante para o Hospital Regional, em Betim. Outros cinco funcionários foram atendidos pelos bombeiros e liberados.

Vazamento de amônia mobiliza bombeiros, PM e Samu — Foto: CBMMG

Os bombeiros informaram que local já foi totalmente evacuado e cerca de cinco equipes dos militares atendem a ocorrência, com a apoio do Samu e da Polícia Militar.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Betim informou que uma equipe de vigilância ambiental do município fará uma investigação posterior.

A reportagem do g1 Minas fez contato com a fabricante de alimentos Ave Nova, que até o momento não vai se pronunciar.

Veja Mais

Deixe um comentário