Principal goleador da Premier League neste início de temporada com 14 gols pelo Manchester City, Erling Haaland foi o centro das atenções na coletiva de imprensa do técnico Pep Guardiola, antes do confronto deste sábado (8) contra o Southampton, no Etihad Stadium, pela 10ª rodada, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+. E em uma das perguntas dos jornalistas, teve até uma possível comparação com Lionel Messi.
Durante a coletiva, Guardiola foi questionado se Haaland seria o maior jogador que já treinou desde Lionel Messi, nos tempos em que o espanhol comandou o Barcelona, e se tal comparação seria justa. E o treinador dos Citizens foi sincero.
“Nada é comparável. As pessoas querem falar isso de Erling com Leo. Acho que isso não ajuda nenhum dos dois. Quantos novos Messis você viu no mundo do futebol desde que eu comecei? 10, 15? Sempre você falha. Então, Erling precisa fazer sua própria carreira, seu próprio trabalho. São diferentes jogadores”, começou por dizer.
“É claro que a mídia… Ouça, quantas coletivas fizemos até aqui? De 50 perguntas, 45 são sobre Erling. Todas, todas as coletivas. Para mim é ok. Eu já disse várias vezes: você sabe qual é a nossa maior sorte aqui? É que os caras que estão aqui aceitam perfeitamente isso. E existem tipos de jogadores que não gostam disso. São jogadores que ganharam quatro Premier Leagues, que fazem um trabalho duro e só se fala de Erling, Erling, Erling… Eles não iriam gostar”, prosseguiu.
“Em outros clubes eles não iriam gostar disso. Aqui [no City] eles estão encantados. Como Kevin [de Bruyne], que é uma pessoa excepcional, sabe? E ele está muito feliz por ter ele. Porque os dois sabem que eles podem ser melhores, sabe? Jogando ao lado um do outro e o mesmo acontece com todos eles. Nós não temos este tipo de jogadores aqui, que dizem: ‘Ah, por que as pessoas só falam dele?’ E isso acontece em vários clubes. E é por isso que é maravilhoso observar e treinar esse tipo de pessoas, jogadores”, concluiu.
Desde que chegou ao City, proveniente do Borussia Dortmund, Haaland disputou 12 jogos e já tem 19 gols marcados, ou seja, média superior a um por partida. Além disso, o norueguês soma três assistências.