Foi duríssimo e com muita briga, mas o Arsenal derrubou o Liverpool manteve a liderança da Premier League. Jogando diante dos torcedores no Emirates Stadium, os Gunners venceram os Reds por 3 a 2 em duelo pela 10ª rodada do Campeonato Inglês, reassumindo a ponta isolada para o time de Mikel Arteta na Inglaterra.
Os gols da equipe de Londres foram marcados por Gabriel Martinelli e Bukayo Saka (duas vezes), enquanto Darwin Núñez e Roberto Firmino descontaram para o time de Jürgen Klopp.
Mas bater um dos times mais sólidos dos últimos anos na Premier League foi uma missão complicada para os Gunners.
Precisando da vitória para manter a liderança na Inglaterra, o Arsenal começou a partida em um ritmo alucinante, e foi às redes com menos de um minuto. Ataque avassalador e o passe de Odegaard nas costas da defesa para Gabriel Martinelli bater firme e tirar de Alisson.
O gol relâmpago acordou o Liverpool, mas não a ponto de levar perigo a Ramsdale.
O time de Jürgen Klopp só passou a incomodar quando encontrou uma avenida aberta pelas subidas de Tomiyasu ao ataque. E foi justamente em um desses lances que nasceu o empate.
Jogada de velocidade pela direita do ataque até os pés de Luis Díaz, que cruzou na medida e aproveitou o ‘vacilo’ de Gabriel Magalhaes para achar Darwin Núñez livre na área. O uruguaio só desviou para deixar tudo igual no Emirates.
Mas assim como foi letal no primeiro minuto, os Gunners também foram efetivos demais nos instantes finais da primeira etapa.
Em mais uma jogada trabalhada de pé em pé, Martinelli recebeu na ponta, ergueu a cabeça e encontrou Saka livre na segunda trave para colocar os donos da casa novamente na ponta do placar.
Mais intenso na marcação no segundo tempo, o Liverpool conseguiu reduzir o domínio rival e equilibrou as ações em campo.
E não demorou para igualar novamente o marcador… outra vez com Darwin Núñez.
Jogada ofensiva trabalhada até Diogo Jota encontrar Firmino entrando às costas da defesa. O brasileiro dominou, avançou e bateu cruzado, sem chances para Ramsdale.
A partida ainda ficou paralisada após um susto com Gabriel Jesus, que ficou desacordado após um choque com Tsimikas.
Sem deixar o ritmo cair após o segundo gol dos Reds, o Arsenal manteve a blitz ofensiva para forçar a defesa do Liverpool errar. O resultado? Pênalti de Thiago em Gabriel Jesus, que gerou revolta no meio-campista espanhol.
O jovem Saka pegou a bola e mostrou personalidade para vencer Alisson e marcar novamente na partida, recolocando os Gunners em vantagem.
Melhores momentos
Com o placar novamente em vantagem, o Arsenal mostrou maturidade para segurar o Liverpool e se manter na liderança isolada na Inglaterra.
Situação no campeonato
O Arsenal mantém a liderança isolada na Premier League, agora com 24 pontos.
O Liverpool estaciona nos 10 pontos, e fecha o clássico na 10ª colocação.
O cara: Saka
Marcou duas vezes no clássico e mostrou que vive seus dias de protagonismo no ataque do Arsenal. Ignorou a pouca idade e foi frio para ficar frente a frente com Alisson no pênalti e não dar chance de defesa do goleiro brasileiro, mesmo com apenas 21 anos.
Foi mal: Takehiro Tomiyasu
Takehiro Tomiyasu foi uma avenida livre e pavimentada para o ataque do Liverpool no primeiro tempo do clássico. Foi nas costas do lateral japonês que os Reds atacaram e criaram ofensivamente… resultando no gol marcado por Darwin Núñez.
Próximos jogos
O Arsenal volta a campo na quinta-feira (13), quando visitará o Bodo/Glimt pela Uefa Europa League.
O Liverpool joga na quarta-feira (12), fora de casa, contra o Rangers, pela Champions League.