A Vara única de Viçosa lança o programa Família Feliz, nesta quinta-feira (13), no Fórum da Comarca, às 10h. De acordo com a juíza Juliana Batistela, titular da unidade, o objetivo da iniciativa é proporcionar um atendimento integrado para mulheres vítimas de violência doméstica, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade familiar.
Na mesma ocasião, será inaugurada a Casa da Família, um local próximo ao Fórum onde serão atendidas as famílias. A Casa terá atendimento de psicologia e assistência social.
A iniciativa terá a cooperação do Ministério Público de Alagoas, Polícia Militar e Prefeitura de Viçosa. Por meio do programa, serão proporcionados cursos profissionalizantes tanto para mulheres vítimas quanto para adolescentes envolvidos em atos infracionais, ou com risco de se envolver.
A Polícia Militar vai encaminhar jovens ao programa, com o envolvimento também do Ministério Público. Os adolescentes vão participar de atividades lúdicas e profissionalizantes viabilizadas pela Prefeitura, como lutas marciais, esportes, música, agricultura familiar e artesanato.
Juliana Batistela ressalta que o programa visa dar efetividade à Política Judiciária Nacional para a Primeira Infância, lançada neste mês de setembro pelo Conselho Nacional de Justiça.