O jogador de futebol Neymar compartilhou uma informação falsa em seu Instagram Stories, na noite desta quinta-feira (20), e a publicação foi retirada do ar por se tratar de fake news eleitoral.
O post em questão era um vídeo em que o pastor e cantor evangélico André Valadão lê um texto alegando uma suposta retratação após acusações feitas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato nas eleições de 2022 e rival do presidente Jair Bolsonaro (PL), apoiado pelo evangélico. No material, o cantor diz que faz a leitura por ordem de Moraes, que é presidente do TSE.
O TSE, que tem o ministro do STF Alexandre de Moraes também como atual presidente, disse que o processo ainda está em tramitação e pendente de decisão. Logo, o conteúdo no vídeo de Valadão não é apontado como verdadeiro.
Há somente uma ação contra o pastor e cantor no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ainda depende de decisão da juíza auxiliar e ministra Maria Claudia Bucchianeri, e não do ministro Alexandre de Moraes.